MED às 4as “Bem-estar animal na produção: desafios e oportunidades”

Out 16, 2023Eventos, Eventos MED, Notícias

MED às 4as regressa já esta semana, dia 18 de outubro, quarta-feira, e como habitualmente entre as 14h e 15h na Sala de Conferências do Pólo da Mitra (UÉvora), mas também online (Link ZOOM).

O tema desta semana será “Bem-estar animal na produção: desafios e oportunidades” onde investigadores do MED na Universidade de Évora (Alfredo Pereira, Professor Catedrático do Dep. de Zootecnia e Flávio Silva, Estudante de Doutoramento em Ciência Animal) nos irão dar conta da investigação que estão a desenvolver nesta área, e dar alguns exemplos de projetos em curso. A sessão contará também com a participação do Eng. José Pais, Diretor Executivo da Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, que nos dará a visão dos desafios da aplicação do conhecimento nesta área.

Contamos consigo?

Resumo

O bem-estar animal na produção animal é uma área que apresenta uma complexa interseção de desafios e oportunidades. A necessidade de equilibrar a vertente económica com responsabilidades éticas exige uma abordagem cuidadosa e bem informada. Ao mesmo tempo, o Bem-Estar Animal está repleto de oportunidades para inovação e melhoria, com base em crescente procura dos consumidores por produtos provindos de sistemas eticamente responsáveis e do avanço tecnológico. Tal complexidade exige uma abordagem multidisciplinar para optimizar tanto o bem-estar animal quanto a viabilidade económica da produção animal.

Considerando que a produção animal eticamente responsável é um objetivo a atingir, ocorre com demasiada frequência que os procedimentos que pretendem maximizar a produtividade, nem sempre atendem o bem-estar dos animais. As regulamentações dos países para garantir o bem-estar animal, nem sempre são implementadas ou o seu cumprimento é inconsistente. A falta de conhecimento e formação dos trabalhadores pode levar a práticas de maneio que comprometem o bem-estar animal e a eficiência produtiva. Por outro lado, alterar as condições de criação para melhorar o bem-estar dos animais requer investimentos em instalações, e em ações de formação, o que pode ser algo oneroso.

No entanto, actualmente, os avanços tecnológicos proporcionam oportunidades de melhorar a gestão do bem-estar dos animais, como por exemplo a capacidade de monitorização dos animais em tempo real. A investigação pode levar ao desenvolvimento de novas metodologias que aplicadas em contexto profissional, melhoram tanto a eficiência da produção quanto o bem-estar animal. Desde que ultrapassados os constrangimentos culturais, é mais fácil proporcionar a produtores e trabalhadores diferentes programas educacionais visando o conhecimento necessário para implementar práticas de bem-estar eficazes, as quais podem contribuir para sistemas de produção produtivos, mais sustentáveis, tanto ecológica quanto economicamente.