Eventos

Eventos MED

NOV 28, 2022

NOV 28, 2022

Seminários da Cátedra de Biodiversidade Rui Nabeiro | "Plant facilitation and climatic debts"

A Cátedra da Biodiversidade Rui Nabeiro irá organizar no próximo dia 28 de Novembro mais um dos seus seminários, através da plataforma zoom. Nesta edição, o convidado será Miguel Verdú do Departamento de Ecologia Vegetal, Centro de Investigações sobre Desertificação (Valência – Espanha), que apresentará o seminário Plant facilitation and climatic debts“. O seminário terá início às 14h, através da Sala Virtual (password: bioseminar).

Veja aqui o resumo desta iniciativa.

NOV 29, 2022

NOV 29, 2022

CEBAL | Conferência "Produção de ingredientes para rações por fermentação em substrato sólido: aplicação na aquacultura"

A próxima sessão online do Ciclo de Conferências ‘Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular’ decorrerá no dia 29 de novembro, pelas 11h00, tendo como convidadas a Doutora Isabel Belo, Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e a Doutora Helena Peres, Professora Auxiliar no Departamento de Biologia DA Faculdade de Ciências do Porto, que irão apresentar a palestra intitulada: “Produção de ingredientes para rações por fermentação em substrato sólido: aplicação na aquacultura”.

Aceda à sala virtual através do link : https://us02web.zoom.us/j/89183547101

Nesta sessão será abordada a valorização de coprodutos agroalimentares, como dreche e bagaços da indústria do vinho e do azeite, através de processos de biotecnologia industrial, como a fermentação em substrato sólido, que permite a redução dos componentes fibrosos, o enriquecimento em proteína e a produção de compostos bioativos, tornando os materiais mais interessantes do ponto de vista da aplicação em alimento animal.

A valorização dos coprodutos agroalimentares, através da fermentação em substrato sólido, permite a sua valorização e reciclagem, valorizando-os pela sua transformação em matérias-primas de elevado valor nutritivo passíveis de serem incorporadas em rações para animais, nomeadamente para a aquacultura.

Este ciclo é organizado pelo CEBAL, em parceria com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), e integra-se no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Programa Operacional Alentejo 2020.

NOV 30, 2022

NOV 30, 2022

Palestra “A fileira do Porco Alentejano de Montado. Da Tradição à Inovação” pelo Prof. José Luís Tirapicos Nunes

Para assinalar os 35 anos de investigação sobre o Porco Alentejano na Universidade de Évora, José Luís Tirapicos Nunes, professor aposentado da mesma universidade e investigador do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, regressa à academia alentejana para proferir a palestra intitulada “A fileira do Porco Alentejano de Montado. Da Tradição à Inovação”. O evento irá decorrer no próximo dia 30 de novembro pelas 14h30 na Sala de Conferências do Pólo da Mitra da Universidade de Évora ou online, por Zoom. Inscrições gratuitas, mas necessárias através do preenchimento de formulário.

DEZ 12&13, 2022

DEZ 12&13, 2022

VII Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA)
Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA) regressa para mais uma edição e terá lugar nos dias 12 e 13 de dezembro de 2022 na Universidade de Évora – Pólo da Mitra (Sala de Conferências).
 
VII EEDAA pretende criar um espaço que proporcione o encontro entre doutorandos, de forma a dinamizar a discussão científica e a colocar desde já em destaque aqueles que virão a ser os investigadores do futuro. O EEDAA é particularmente dirigido às áreas de Biologia, Bioquímica, Ciências Veterinárias, Produção Animal, Ciências Agrárias, Ciências dos Alimentos, Ecologia, Ambiente, Paisagem e Sustentabilidade. Todos os investigadores a trabalhar nestas áreas estão convidados a participar e submeter um resumo neste Encontro. No entanto, apenas os resumos submetidos por alunos de Doutoramento serão considerados para comunicações orais.
 
As inscrições já se encontram abertas! Siga a página do VII EEDAA para acompanhar todas as informações.
 
 

Este evento é organizado pelo MED-Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento|CHANGE-Institute for Global Change and Sustainability e pelo IIFA–Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora e conta com o apoio da Sub-rede em Food & Water da UNIMED – Mediterranean Universities Union.

 

Comissão Organizadora:

Marta Laranjo, MED|CHANGE-UEVORA
Ana Alexandre, MED|CHANGE-UEVORA
Bruno Medronho, MED|CHANGE-UALG
Cláudia Marques, IIFA-UEVORA

 

Datas importantes:

Submissão de abstracts alargada até 16 de novembro de 2022.
Inscrições até dia 04 de dezembro (ou data anterior, caso seja atingido o limite de ocupação da sala) com o valor de 35€.
 
OUT 24-27, 2023

OUT 24-27, 2023

IUFRO Forest Environment DIV 8 Conference 2023

A próxima conferência da Divisão de Meio Ambiente Florestal da IUFRO – International Union of Forest Research Organizations  já tem data e será em Évora!

A IUFRO Forest Environment DIV 8 Conference 2023 vai decorrer de 24 a 27 de outubro de 2023 na Universidade de Évora e terá o apoio do MED.

A conferência vai focar-se no papel crítico das paisagens florestais que enfrentam pressões impulsionados pelo Antropoceno. Muitos dos desafios crescentes requerem abordagens em diferentes escalas espaciais e temporais para aumentar a compreensão sobre os diferentes processos em curso, e as suas consequências para os sistemas ecológicos e socioecológicos, e encontrar soluções adequadas para aumentar a sustentabilidade.

Os principais tópicos a abordar nesta conferência incluem:

  1. Relações homem-natureza para apoiar paisagens florestais sustentáveis;
  2. Ferramentas, métodos e abordagens inovadoras para melhorar o apoio à decisão e sistemas de monitorização (por exemplo, modelos de acoplamento, deteção remota, ferramentas espaciais, sensores terrestres);
  3. Mudança global, vulnerabilidade e gestão adaptativa de paisagens florestais – Como gerenciar pressões e ameaças crescentes acima da resiliência atual
    pontos de inflexão;
  4. Abordagens socioecológicas integrando serviços dos ecossistemas, florestais modelos de gestão e governança;
  5. Sistemas silvopastoris e soluções sustentáveis ​integradas ​ao nível da paisagem.

O website do evento já foi lançado! Acompanhe as novidades em https://www.iufro2023.uevora.pt/

Outros Eventos

NOV 29, 2022

NOV 29, 2022

Seminar "Extensive Livestock Farming: challenges and contributions to Biodiversity and Climate Change Adaptation"

Na próxima terça-feira dia 29 de novembro, a ADPM organiza um seminário online dedicado à pecuária extensiva no âmbito das políticas europeias de biodiversidade, clima e agricultura. O seminário será realizado através do zoom, em inglês, das 9:00 às 12:00 (hora de Portugal).

O programa está dividido em dois painéis, um dedicado ao papel da pecuária extensiva na promoção de biodiversidade e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, onde estarão presentes Maria Eugénia Palop (ES), Membro do Parlamento Europeu (MEP) , e um representante da Direção-Geral de Ação Climática da Comissão Europeia.

No segundo painel, dedicado à economia circular e desenvolvimento rural, teremos a presença da MEP portuguesa Isabel Carvalhais e de um representante da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia.

Serão ainda apresentados os resultados do projeto LiveAdapt e haverá a oportunidade, em cada painel, de colocar questões e participar ativamente no debate.

A participação é gratuita, de inscrição obrigatória, aqui: http://bit.ly/extensivelivestockseminar

Consulte AQUI a AGENDA do evento.

NOV 30, 2022

NOV 30, 2022

Colóquio Montado: Novos Desafios, Novas Oportunidades

A Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, em estreita parceria com o Município de Portel e o ICNF, IP (Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Alentejo) promovem no dia 30 de novembro, no Auditório Municipal de Portel, o Colóquio  Montado: Novos Desafios, Novas Oportunidades, com o objetivo de divulgar e valorizar um valioso recurso deste nosso Alentejo: o Montado.

Consulte AQUI a Agenda do evento.

Participação gratuita, mas necessária inscrição até dia 25 de novembro, através dos seguintes contactos:

DEZ 1&2, 2022

DEZ 1&2, 2022

III Congresso Luso – Espanhol da Pecuária Extensiva

Nos dias 1 e 2 de dezembro de 2022 vai realizar-se no Palácio de Congressos de Cáceres o III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural: Sustentabilidade Garantida.

O Congresso vai contar com um espaço destinado a comunicações orais, pósteres e vídeos de curta duração em plataformas digitais, por parte de investigadores universitários, docentes; alumni e estudantes com o aval de um tutor; departamentos de I+D de empresas e associações do setor: https://congresoganaderia.com/pt/divulgacoes-2/

Serão entregues três prémios de 300 euros aos melhores trabalhos apresentados ao Congresso: à melhor comunicação oral, ao melhor póster e ao melhor vídeo.

Os trabalhos de investigação serão classificados, para efeitos de apresentação, num dos vários painéis temáticos:

  1. Produção animal extensiva: Genética e Raças, Reprodução, Produção e Gestão, Bem-Estar Animal e maneio. 
  2.  Sanidade: Sanidade, Nutrição, Bem-Estar Animal e maneio. 
  3. Promoção e Comercialização: Comercialização, Qualidade e Segurança Alimentar, Tecnologia Alimentar. 
  4.  Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade: PAC, Gestão de Pastagens e Meio ambiente, Alterações Climáticas, Economia Circular.

O Congresso contará com um programa técnico-científico para os dias 1 e 2 de dezembro de 2022, para o qual se espera a afluência de cerca de 600 participantes.

 A data limite para envio dos resumos foi alterada para dia 7 de novembro.

O evento é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Animal e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, com a participação das uniões territoriais da Andaluzia, Castela-La Mancha e Extremadura, da parte espanhola. Nesta III edição, a coordenação geral do evento é da responsabilidade das Cooperativas Agro-alimentares da Extremadura.

Todas as informações no site do Evento:

https://congresoganaderia.com/pt/pt-iii-congreso-hispano-luso-de-ganaderia-extensiva-en-caceres-2/

 
DEZ 6-8, 2022

DEZ 6-8, 2022

12º Encontro Nacional de Cromatografia (12ENC)

12º Encontro Nacional de Cromatografia (12ENC) irá decorrer de 6 a 8 de dezembro de 2022 na Universidade de Aveiro

Este é o único congresso nacional centrado da temática da cromatografia e conta reunir especialistas provenientes da academia, de empresas, de laboratórios e de instituições públicas e privadas. Pretende-se criar um ecossistema da cromatografia que incluirá também jovens investigadores, nomeadamente estudantes de licenciatura, mestrado e de doutoramento.

Data de submissão de resumos alargada até dia 13 de novembro.

Informações adicionais atualizadas podem ser encontradas no site do evento: https://12enc.events.chemistry.pt.