MAIS NOTÍCIAS & BLOG MED

Investigador MED no 1st European Soil Judging Contest

Investigador MED no 1st European Soil Judging Contest

O investigador Carlos Alexandre (MED – Universidade de Évora) integrou a equipa portuguesa da Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo (SPCS), que conquistou o 2.º lugar no 1st European Soil Judging Contest, realizado em Alcoi, Alicante (Espanha), de 1 a 5 de...

Participação MED no Dia de Campo InovMilho2025

Participação MED no Dia de Campo InovMilho2025

O MED participou no Dia de Campo InovMilho 2025, um dos eventos de referência nacional para a cultura do milho. O evento foi promovido pela ANPROMIS, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP) e a Camara Municipal de...

Prémios MED 2025 | Prémio Mário Carvalho

Prémios MED 2025 | Prémio Mário Carvalho

O Prémio Mário Carvalho é uma iniciativa instituída pelo MED - Instituto Mediterrâneo de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, cuja designação se inspira no Professor e Investigador Mário Carvalho, especialista de renome na área da agricultura de conservação e...

Prémios MED 2025 | Prémio Solange Oliveira

Prémios MED 2025 | Prémio Solange Oliveira

O Prémio Solange Oliveira é uma iniciativa instituída pelo MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento que tem como objetivo premiar Teses de Doutoramento que evidenciem trabalhos de investigação de excelência em temas de Agricultura,...

OUT 10, 2025

Tertúlias do Montado | Modelação da Aptidão do Sobreiro

Após a pausa de verão, as tertúlias regressam com uma sessão dedicada à Modelação da Aptidão do Sobreiro, a realizar no dia 10 de outubro, das 14h00 às 17h00, no Polo da Mitra da Universidade de Évora.

Nesta sessão, Joana Amaral Paulo, docente no ISA – Instituto Superior de Agronomia e investigadora do CEF – Centro de Estudos Florestais, irá abordar:

  • as vantagens e desvantagens dos modelos de aptidão
  • a escala a que os resultados podem ser utilizados
  • os resultados disponíveis para o caso específico do sobreiro
  • o que falta fazer

Como é habitual nas tertúlias, haverá um momento de participação ativa em grupos de trabalho, onde serão debatidas as implicações dos modelos de aptidão para o sobreiro nas cercas e na gestão diária do Montado.
Contamos convosco para aprofundar esta temática e partilhar perspetivas.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do email: tertuliasmontado@uevora.pt

14 OUT, 2025

Dia Aberto do Projeto SUMO | Gestão de Ilhas de Biodiversidade

No âmbito do projeto SUMO – Sustentabilidade do Montado, coordenado pelo MED-Universidade de Évora, realiza-se no próximo dia 14 de outubro, entre as 14h30 e as 17h00, um Dia Aberto dedicado à Gestão de Ilhas de Biodiversidade, na Herdade da Mitra (Sala 208), em Évora.

Durante esta sessão será apresentado o projeto SUMO, a tarefa dedicada à gestão de ilhas de biodiversidade e a nova aplicação móvel MEDMontado, que será testada no terreno durante uma visita de campo.

Programa:

  • 14h30 – Apresentação geral do projeto SUMO

  • 14h45 – Gestão de Ilhas de Biodiversidade

  • 15h00 – Apresentação da App MEDMontado

  • 15h30 – Visita de campo às ilhas de biodiversidade e testagem da App

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até 10 de outubro, através do e-mail: rmcc@uevora.pt.

Caso seja beneficiário da intervenção do PEPAC “Gestão do Montado por Resultados”, agradece-se a indicação do nome do beneficiário no ato de inscrição.

Contamos com a sua presença para conhecer de perto esta iniciativa que promove uma gestão mais sustentável do Montado e a conservação da sua biodiversidade.

OUT 16-18, 2025

AgriJovem2025

De 16 a 18 de outubro de 2025, a Universidade de Évora será palco da próxima edição da AgriJovem, uma iniciativa da Comissão Europeia em Portugal e da Rede Nacional PAC, que conta com o apoio da Universidade de Évora e do MED, enquanto parceiros locais.

Durante três dias, 40 estudantes do ensino superior em áreas ligadas à agronomia irão aprofundar temas centrais da agricultura contemporânea, como a Política Agrícola Comum, a transição digital e energética, e os desafios da sustentabilidade. O programa inclui debates, sessões práticas e momentos de contacto direto com especialistas, agricultores e decisores.

A participação é gratuita e inclui alojamento, refeições e transporte. As candidaturas decorrem até 25 de julho e requerem o preenchimento de um formulário com nota de motivação.

Mais informação e candidatura disponíveis AQUI.

DEZ 5-8, 2025

XVII Congresso Internacional da SECEM

Entre 5 e 8 de dezembro de 2025, Évora será palco do XVII Congresso Internacional da SECEM – Sociedade para a Conservação e Estudo dos Mamíferos, que se realiza pela primeira vez em Portugal, e contará com o apoio da Universidade de Évora e do MED.

O evento reunirá investigadores, técnicos e estudantes dedicados ao estudo e conservação de mamíferos, e incluirá sessões científicas, workshops, reuniões de grupos de trabalho e outras atividades paralelas.

  •  A submissão de resumos decorre até 1 de outubro.
  • O prazo para inscrição com tarifa reduzida termina a 10 de outubro.

Saiba mais na 1ª Circular de informações sobre o evento AQUI ou consulte o website do evento:  
https://www.congresosecem.es/

DEZ 10-11, 2025

X Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA)
Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA) regressa para mais uma edição, assinalando um marco especial: uma década de EEDAA.
 
Ao longo dos últimos dez anos, este encontro cresceu e consolidou-se como um fórum dinâmico onde doutorandos se encontram para trocar ideias, apresentar a sua investigação e construir redes entre disciplinas e instituições. Hoje, o EEDAA é mais do que um evento científico, é um espaço de inspiração, onde jovens investigadores contribuem para moldar o futuro da ciência nos domínios da agricultura, ambiente e sustentabilidade.
 

X EEDAA terá lugar nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, na Universidade de Évora – Polo da Mitra (Sala de Conferências)

O EEDAA é particularmente dirigido a estudantes de doutoramento que desenvolvem as suas teses nas áreas de Ciências Agrárias, Bioquímica e Biotecnologia, Biologia e Ecologia, Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconómico, Ciências dos Alimentos, Ciências Veterinárias e Produção Animal, entre outras áreas relacionadas.

Este evento é organizado pelo MED-Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e pelo IIFA–Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora e conta com o apoio da Sub-rede em Food & Water da UNIMED – Mediterranean Universities Union.

Conheça todos os detalhes sobre a organização do evento em https://eedaa2025.uevora.pt/

MED Blog – Ciência na Sociedade

Receba as novidades sobre temas da atualidade