MAIS NOTÍCIAS & BLOG MED

Pharmacology and Regulation of Appetite and Food Intake

Pharmacology and Regulation of Appetite and Food Intake

Convite à submissão no Special Issue "Pharmacology and Regulation of Appetite and Food Intake" na revista British Journal of Pharmacology. Editores convidados:- Fernando Capela e Silva (MED - Universidade de Évora)- Elsa Lamy (MED - Universidade de Évora)- Ana Advinha...

1 Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) – Life BIOAs

1 Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) – Life BIOAs

Encontra-se aberto concurso para uma Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) para realização de Atividades de I&D por estudantes no âmbito do projeto LIFE BIOAs - “Removal of As from water using innovative BIO-adsorbents produced from by products of the...

SET 26, 2023

Dia Aberto "Ensaio de Poda de produção de longa duração"

No âmbito do protocolo entre a Universidade de Évora e a Olivais do Sul, em 2015 iniciou-se um ensaio de poda de longa duração numa parcela de olival
em sebe. O ensaio contempla: 1) poda exclusivamente manual; 2) poda mecânica conjugada com poda manual.
Neste dia aberto pretende-se mostrar o nível de produção nos diferentes tipos de poda e avaliar a resposta vegetativa, atendendo ao tipo de poda realizada.

O evento terá lugar dia 27 de setembro, pelas 14h30, na Herdade da Azambuja, Monte do Trigo, Portel.

As inscrições são obrigatórias: 📲 Telefone 266760823 ou 📧 Email: ivodias@uevora.pt

SET 28-29, 2023

MULTIDISCIPLINARIDADE À MESA – 2º Congresso RIESDM/2º Conferência Dieta e Gastronomia Mediterrânicas

MED-Universidade de Évora, em conjunto com a Rede de Instituições de Ensino Superior para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, vai realizar, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, o Congresso: MULTIDISCIPLINARIDADE À MESA – 2º Congresso RIESDM/2º Conferência Dieta e Gastronomia Mediterrânicas.

O mesmo decorrerá em Évorano Palácio D. Manuel, contando com investigadores das diferentes áreas englobadas no conceito de Dieta Mediterrânica, contando ainda com uma apresentação especial da Professora Antonia TrichopoulouYale School of Public Health.

Este evento contará ainda com a apresentação de projetos e iniciativas promovidas por diferentes agentes da sociedade (ex. GAL, empresas, associações), num espaço denominado de “Dieta Mediterrânica e Comunidade”.

Será uma boa oportunidade para, depois da pandemia, voltarmos a debater presencialmente a Dieta Mediterrânica da única forma que pode, e deve, ser debatida – multidisciplinarmente.

Mais informações acerca do programa e inscrições, no site do evento: www.mediterraneanconference2023.com

 Datas importantes:

  • Submissão de resumos alargada até 30 de agosto
  • Inscrições com taxa reduzida até dia 10 de setembro
  • Inscrições com taxa normal até dia 20 de setembro

SET 26a29, 2023

Global Conference on Sustainable Agricultural Mechanization

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está a organizar a Conferência Global sobre Mecanização Agrícola Sustentável (GAMC) sob o tema “Eficiência, Inclusão e Resiliência”, de 27 a 29 de setembro de 2023, como uma reunião híbrida virtual/física na sede da FAO em Roma.

Inscrições: https://forms.office.com/e/V55rxiLq1N.

A GAMC proporcionará um fórum para os membros da FAO, agricultores, extensões, líderes de opinião, decisores políticos, cientistas e representantes do meio académico, sociedade civil, ONG e representantes do sector privado para diálogos orientados para a definição de prioridades de ação e para o reforço das redes técnicas para o desenvolvimento sustentável da mecanização agrícola.

Para mais informações, visite o website do GAMC em https://www.fao.org/events/detail/global-conference-on-sustainable-agricultural-mechanization/en

Estará disponível interpretação simultânea nas seis línguas oficiais da FAO durante as sessões plenárias.

 

SET 29, 2023

Noite Europeia dos Investigadores

O mote “Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade” é o tema de reflexão e sensibilização junto do público na Noite Europeia dos Investigadores para o biénio 2022/23.

Este grande evento de ciência envolve nove parceiros de peso na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade nas quatro cidades através do consórcio “Science for Everyone (SCIEVER) – Inclusion and Sustainability”.

Na noite de 29 de setembro de 2023, vários investigadores desenvolverão atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.

Em Évora, a programação local da Noite Europeia dos Investigadores 2023, coordenada pela Universidade de Évora, através do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), do Instituto de História Contemporânea/Ciências: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica, do Laboratório HERCULES e do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) contemplará atividades online e locais inspiradas na temática geral “Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão”.

Consulte AQUI o programa presencial para a NEI Évora 2023 e descubra as atividades que os investigadores do MED&CHANGE prepararam para si!

A Noite Europeia dos Investigadores acontece também ONLINE. Consulte AQUI todas as atividades disponíveis.

OUT 6, 2023

Seminário | Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola
O CEBAL, em conjunto com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), e o Instituto Politécnico de Beja, convida todos os interessados a participar no seminário “Bioeconomia Circular no Sector Vitivinícola”, que terá lugar no dia 6 de outubro de 2023, pelas 11h00, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições, na Feira Patrimónios do Sul, em Beja.
 
Este é o primeiro seminário de uma série, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação do conhecimento adquirido por várias instituições académicas sobre a valorização dos excedentes agrícolas da produção da uva e subprodutos do sector vitivinícola. E conta com a forte parceria da CVRA, que tem assumido o compromisso de aumentar a sustentabilidade deste sector, com programas e estratégias contínuas de apoio aos empresários, dos quais se destaca os 10 anos do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.
 
Esta sessão conta com o patrocínio da Adega Cooperativa da Vidigueira, que fecha o programa com uma prova de vinhos.
 
A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores, e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/455lnV5 ou QRCode no programa, e está sujeito à disponibilidade de lugares.
 
 
Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL, e financiado pelo Alentejo2020.
 

Infraestruturas MED

LABORATÓRIOS MED

Existem 23 Laboratórios no MED

UNIDADES DE APOIO À EXPERIMENTAÇÃO

Existem 13 Unidades de Experimentação no MED

MED Blog – Ciência na Sociedade

Receba as novidades sobre temas da atualidade