História

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento iniciou a sua atividade em Janeiro de 2020. O novo instituto juntou o ICAAM, CEBAL, MeditBio e CIBIO-InBIO, cada um com importantes contribuições para as áreas do ambiente e da agricultura.

O MED é actualmente a maior unidade de investigação nacional em temas que integram a agricultura e a floresta, a alimentação, o ambiente e o desenvolvimento rural em ambiente mediterrânico. O instituto está sediado na Universidade de Évora, com pólos de investigação em Beja e Faro. O MED tem cerca de 323 investigadores no total, o que inclui 179 investigadores doutorados, 48 alunos de doutoramento e vários colaboradores e técnicos.

ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (Évora, Universidade de Évora)

O ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, uma unidade de investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade de Évora, transfere para o MED 30 anos de história de investigação que tiveram como objectivo promover a sustentabilidade da agricultura mediterrânica e seus ecossistemas

ICAAM desenvolveu a sua atividade com base em equipas multidisciplinares que integravam investigadores de diversas áreas como genética, biotecnologia, proteção de plantas, saúde e produção animal, tecnologia agrícola, conservação e gestão do solo, água e clima, qualidade alimentar, coesão territorial, comunidades e paisagem rural.

A investigação focou-se sempre em questões emergentes da prática, com o objetivo de responder aos muitos desafios da sociedade.

Umas das características do ICAAM era a sua expressividade internacional, com participação em dezenas de projetos internacionais, incluído projetos H2020, a participação em redes nacionais e internacionais e ainda a participação em parcerias e centros de competências nacionais.

Uma forte componente de ICAAM eram os seus laboratórios e infraestruturas de investigação, com a investigação apoiada em 22 laboratórios e 10 unidades de experimentação.

CIBIO-INBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Évora, pólo CIBIO da Universidade de Évora)

Desenvolveu investigação com forte reconhecimento mundial, nas áreas da biodiversidade e da biologia evolutiva, com especial ênfase na compreensão dos processos que conduzem aos padrões actuais de diversidade biológica e nos princípios que regem a repartição espacial da variação genotípica e fenotípica. Outro foco de investigação visou integrar e aprofundar os conhecimentos ecológicos, taxonómicos e biogeográficos a diferentes escalas.

CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (Beja),

Unidade privada de investigação e desenvolvimento, sem fins lucrativos, que desenvolveu a sua actividade em estreita ligação com a economia local, nos domínios da produção vegetal, da produção animal, da transformação e melhoria de produtos agrícolas e alimentares, da implementação de processos que proporcionam valor acrescentado a partir de subprodutos e resíduos e da procura de formas de valorização de materiais e produtos tradicionais.

MeditBio- Centro de Recursos Biológicos e Alimentares do Mediterrâneo (Faro, Universidade do Algarve)

O MeditBio desenvolveu a sua investigação sobre um quadro de conservação e utilização sustentável dos recursos fitogenéticos. Caraterizava-se pelo seu importante know-how em propagação in vitro de plantas, conservação de germoplasma, caracterização química e biológica de plantas selvagens e produtos agro-alimentares e também sobre biopolímeros e sistemas tensioactivos. O centro utilizou abordagens biotecnológicas visando a preservação dos recursos vegetais e a caracterização (biológica e química) dos compostos naturais de origem vegetal.

ICAAM | MEDITBIO | CIBIO 2016-2018