Afiliação e Agradecimentos

AFILIAÇÃO

NORMAS PARA A AFILIAÇÃO DOS AUTORES DO MED 

A afiliação, mesmo em publicações internacionais, deve cumprir as seguintes regras:

  1. É obrigatório incluir a referência às instituições e ao MED em todas as publicações científicas, cujos autores sejam docentes, investigadores, bolseiros, estudantes ou não docentes, utilizando o campo destinado ao nome da instituição ou ao endereço postal dos autores;
  2. Quando investigadores do MED forem professores visitantes ou investigadores, em situação de pós-doutoramento noutras instituições, deve ser sempre indicada a dupla afiliação.
  3. É fundamental que o nome das instituições e o nome do MED sejam colocados entre vírgulas e sem hifenização e nunca deve ser utilizada a barra de fração: “/” para separar vocábulos em vez das virgulas.
  4. Deve ser usada sempre a designação do MED em inglês, por razões de uniformização e facilitação de identificação nos motores de busca.
  5. Relativamente aos elementos a constar na afiliação, deve ser utilizada a seguinte ordem: a) INVESTIGADORES com contratos/bolsas de Investigação – “nome, MED, IIFA, Universidade de Évora, morada, código postal, país“; b) INVESTIGADORES docentes – “nome, MED, Departamento, Escola, Universidade de Évora, morada, código postal, país“; c) INVESTIGADORES de outras Instituições ou Pólos – Dupla Afiliação.

 

Exemplos, consoante as situações mencionadas anteriormente:

a)

nome, MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora, Pólo da Mitra, Ap. 94, 7006-554 Évora, Portugal.

ou

nome, MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, Institute for Advanced Studies and Research, Universidade de Évora, Pólo da Mitra, Ap. 94, 7006-554 Évora, Portugal.

b)

nome, MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development & Departamento de Fitotecnia, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Pólo da Mitra, Ap. 94, 7006-554 Évora, Portugal.

(nesta modalidade, dever-se-á colocar o Departamento adequado a cada investigador/docente)

c)

nome, MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, endereço do pólo, Portugal.           

ou

nome, MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, Universidade do Algarve, endereço do pólo, Portugal.

Política de acesso aberto – Publicações

Os investigadores do MED, segundo a FCT devem assegurar o Acesso Aberto às publicações académicas e outros resultados em cumprimento da Política de Acesso Aberto da FCT, nomeadamente devem “Depositar todas as publicações académicas geradas pela Unidade de I&D num dos repositórios nacionais de Acesso Aberto integrantes da rede RCAAP, o mais cedo possível”.

A título de exemplo, o repositório da Universidade de Évora está incluído na rede RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.

Ver seguinte excerto das FAQ do website da FCT para mais informações:

“A minha instituição de origem não tem um repositório próprio. Estou ou não em condições de cumprir com a Política de Acesso Aberto? Como devo proceder?

Todos os beneficiários de financiamento da FCT estão presentemente em condições de cumprir com o requerimento de depósito das publicações que efetuam ao abrigo do financiamento concedido. Uma boa parte das instituições de ensino superior e de investigação científica nacionais dispõem de repositórios próprios integrados na rede RCAAP. Outras instituições, apesar de não terem um repositório próprio, mantêm presença no repositório comum do RCAAP. O repositório comum integra as comunidades e respetivas coleções que correspondem a essas instituições. Os autores afiliados em instituições que ainda não dispõem de repositório próprio podem efetuar o depósito das suas publicações no repositório comum do RCAAP e verem assim cumpridas as condições decorrentes da Política de Acesso Aberto. Para mais informações sobre o repositório comum do RCAAP, consulte a informação disponível online.”

Referência ao projeto financiador

Secção Financiamento

Sempre que seja solicitado o apoio financeiro do MED, todas as publicações deverão ter uma secção “Financiamento”, onde deve constar:

“Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto UIDB/05183/2020.”
No caso particular dos autores com bolsas de doutoramento financiadas pelo MED, deve ser usada a seguinte referência: UIDP/05183/2020.

Em brochuras, livros, revistas, atas, cartazes, capas, convites, e todas as aplicações impressas, deverão constar os logotipos da FCT, República Portuguesa e MED, disponíveis na secção “Logotipos”.