Centros de Competências com representação MED

Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico (CCBIO)

O CCBIO tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e competitivo no setor da agricultura biológica em Portugal, em particular nos domínios técnico-científico, ambiental, socioeconómico e formativo.

Investigadores responsáveis no MED

Rui Machado; Fátima Duarte

Centro de Competências da Caprinicultura (CCC)

O CCC tem como missão promover o desenvolvimento e sustentabilidade da fileira da caprinicultura, em Portugal, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e das boas práticas na produção de caprinos e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigadora responsável no MED

Elvira Sales- Baptista

Centro de Competências na Luta contra a Desertificação (CCDesert)

O CCDesert tem como missão promover o desenvolvimento e sustentabilidade do combate à desertificação pela via do reforço da investigação, da formação, da capacitação, da promoção, da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigador responsável no MED

Nuno Gracinhas Guiomar

Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM)

É missão do CCDM agregar os diferentes intervenientes com responsabilidade na investigação, preservação, proteção, valorização e divulgação da dieta mediterrânica em Portugal para a implementação de uma estratégia de salvaguarda, promoção e valorização da dieta mediterrânica enquanto património da humanidade, promotor de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável.

Investigadora responsável no MED

Elsa Lamy

Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade (CCEGSECB)

O Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade tem por missão promover o desenvolvimento da atividade cinegética, estimulando estudos, estratégias de intervenção e ações prioritárias específicas dirigidas às espécies cinegéticas do quadro venatório nacional e espécies migratórias, visando a exploração sustentada dos recursos cinegéticos, o (re)estabelecimento do equilíbrio ecológico no território nacional, a conservação da Natureza e o estímulo à proteção da biodiversidade, bem como o desenvolvimento rural e valorização dos produtos da caça.

Investigadores responsáveis no MED

Pedro Santos; Elsa Duarte; António Mira

Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (CCPAM)

O CCPAM tem como principal meta impulsionar a fileira das plantas aromáticas, medicinais e condimentares em Portugal como um sector inovador, competitivo e com níveis de excelência e de referência mundial.

Investigadora responsável no MED

Ana Cristina Agulheiro-Santos

Centro de Competências do Pinheiro Bravo (CCPB)

O CCPB tem como missão promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da Fileira do Pinho em Portugal pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação, das boas práticas silvícolas e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigadora responsável no MED

Ana Cristina Gonçalves

Centro de Competências do Pinheiro Manso e Pinhão (CCPMP)

O CCPMP tem como missão promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da Fileira do pinheiro manso pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação, das boas práticas silvícolas e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigadora responsável no MED

Ana Cristina Gonçalves

Centro de Competências do Porco Alentejano e do Montado

O CC do Porco Alentejano e do Montado tem como missão agregar os diferentes protagonistas relacionados com a fileira do porco alentejano, estimular a investigação aplicada, a experimentação e a inovação ao nível da produção primária, da transformação e da comercialização, dos produtos derivados do porco de montanheira. Salvaguardar o Montado, enquanto elemento essencial na preservação da Natureza, no ordenamento do território nacional e na sustentabilidade rural. Ligar os agentes económicos e os negócios a entidades internacionais que possam alavancar o desenvolvimento nacional da fileira na área estratégica.

Investigadora responsável no MED

Marcos Ramos

Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES)

O CCRES tem como missão implementar atividades que materializem, de forma colaborativa, uma interface para a recolha, partilha e divulgação de informação sistematizada, aprofundando o trabalho em rede e as iniciativas colaborativas entre os diversos atores da fileira dos Recursos Silvestres, nomeadamente, as fileiras do medronho, dos cogumelos silvestres ou de produção e do figo da índia, as plantas tintureiras, os cardos e a alcaparra, o funcho, entre outros.

Investigadora responsável no MED

Ana Cristina Agulheiro-Santos

Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC)

O CCSC tem como missão promover o desenvolvimento da fileira de cortiça portuguesa pela via do reforço da investigação, da promoção, da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigadora responsável no MED

Ana Cristina Gonçalves

Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector AgroFlorestal (CNCACSA)

O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal (CNCACSA) tem como missão a Inovação, o Desenvolvimento e a Investigação para identificar a descrição dos cenários climáticos no país, avaliação da capacidade de resposta e da vulnerabilidade das Alterações Climáticas e desenvolver e avaliar medidas de mitigação e adaptação perante a necessidade de garantir a sustentabilidade da agricultura e floresta portuguesa, nas vertentes produtivas, ambientais e sociais.

Investigador responsável no MED

Gottlieb Basch

Centro de Competências para o Regadio Nacional (COTR)

O Centro de Competências para o regadio nacional tem como missões promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da fileira do regadio, na vertente técnica, experimental, formativa, económica e ambiental, pela via da cooperação institucional com vista ao reforço da investigação, da inovação e da promoção das boas práticas agrícolas e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigador responsável no MED

Miguel Elias

Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo “InovMilho” (CCMS)

O “InovMilho” tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da fileira do milho e sorgo, na vertente socioeconómica, formativa, técnica e ambiental pela via de cooperação institucional com vista ao reforço da investigação, da inovação e da promoção das boas práticas agrícolas e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigador responsável no MED

Gottlieb Basch

Centro de Competências da Lã (CCLã)

O CCLã tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da fileira da Lã, nas vertentes socioeconómicas, formativa, técnica e ambiental, pela via da cooperação institucional com vista ao reforço da investigação, da inovação e da promoção das boas práticas e da transferência e divulgação do conhecimento.

Investigadoras responsáveis no MED

Maria Conceição Fernandes; Elvira Sales- Baptista

Centro de Competências do Pastoreio Extensivo (CCPE)

O CCPE tem como principais objetivos: estruturar e dinamizar uma agenda de investigação e um plano de ação, ajustados às necessidades dos agentes económicos, orientados para a sustentabilidade do pastoreio extensivo; promover e participar na investigação e demonstração das melhores práticas disponíveis para o pastoreio extensivo; incentivar, no âmbito das atividades baseadas no pastoreio extensivo, o estudo e a divulgação de práticas de combate e adaptação às alterações climáticas; estimular o desenvolvimento de novos produtos, valorizá-los e divulgá-los; sensibilizar a população sobre as vantagens do consumo destes produtos, não só em termos de qualidade, mas também em termos ambientais; contribuir para a definição de políticas públicas, a nível nacional e europeu, assim como dos respetivos instrumentos financeiros.

Investigadoras responsáveis no MED

Elvira Sales – Baptista; Maria Isabel Ferraz