Razões porque o Montado é tão importante no combate à falta de água

A escassez de água no Sul de Portugal constitui uma ameaça que se torna cada dia mais real. As alterações climáticas são uma das causas desta escassez, que escapa ao nosso controlo.

A deficiente gestão de recursos hídricos, a ausência de uma estratégia de gestão integrada do território e da paisagem, a falta de cuidado com a saúde do solo e as opções de curto prazo na agricultura agravam o risco de escassez de água no médio prazo, comprometendo a saúde e qualidade de vida das futuras gerações.

O Montado é um ecossistema criado pelo Homem, característico da região mediterrânica, que combina sobreiros e azinheiras mais ou menos esparsos com agricultura e com pastorícia extensiva.

Conheça algumas das razões porque o Montado contribui para o combate à falta de água.

1. Reabastecimento dos lençóis freáticos

A cobertura arbórea e de arbustos no Montado protege o solo da erosão pela precipitação, diretamente através da atenuação do impacto das gotas da chuva pelas copas das árvores e indiretamente através da diminuição da velocidade de escoamento superficial da água e do aumento a taxa de infiltração da água da chuva no solo.

A precipitação efetiva, aquela que de facto se infiltra no solo e fica disponível para ser utilizada pelas plantas, depende da taxa de infiltração do solo. As perdas de água por escoamento superficial podem ser superiores às perdas por diminuição da precipitação média registada nos últimos 30 anos.

O Montado contribui assim para a regulação hidrológica das áreas onde se encontra com impacto nas áreas circundantes.

2. Impacto no clima

Para além do sequestro de carbono, o Montado, em comparação com os sistemas de agricultura intensiva que se têm expandido no Sul do País, contribuiu para temperaturas mais moderadas junto ao solo, menor albedo e maior humidade no solo e na atmosfera. A diminuição da cobertura arbórea no Montado pode provocar, a longo prazo, mudanças climáticas locais/regionais no sentido da maior aridez. Além disso, é fundamental aumentar o armazenamento de água útil do solo, de forma a fazer face à irregularidade do clima Mediterrânico – e o Montado contribui para um armazenamento efectivo.

3. Montado pode influenciar a qualidade da água

A utilização de fitofármacos, como os herbicidas e pesticidas, assim como de fertilizantes, é uma das principais fontes de poluição difusa das reservas de água superficiais e subterrâneas. A utilização destes produtos é significativamente maior nos sistemas de produção agrícola intensivos e especializados, e pouco necessária no sistema Montado.
Por outro lado, o Montado exerce um efeito positivo na qualidade, não só das linhas de água como nas águas subterrâneas, ao atuar como uma barreira à poluição e dificultar a infiltração de poluentes.

4. Albufeiras com níveis de água mais elevados

Existem evidências empíricas que albufeiras rodeadas por zonas de Montado registam níveis de água mais elevados em relação a albufeiras rodeadas por agricultura intensiva. Tal facto deve-se à capacidade de regulação hidrológica do Montado, à infiltração de água no solo, e à reduzida utilização de água para rega.

5. Maior diversidade no território

Numa tendência que se tem vindo a acentuar nos últimos anos a área agrícola convertida à agricultura intensiva ou super-intensiva tem vindo a aumentar, absorvendo a água dos sistemas de regadio tanto públicos como privados, comprometendo a qualidade da água dos aquíferos e das linhas de água e afectandoa saúde do solo.

A manutenção e renovação do Montado funciona como um tampão à expansão destas áreas, contribuindo assim para manter algum equilíbrio ecológico à escala da paisagem.

6. Menor perigosidade de incêndio rural

Os fogos rurais, quando ocorrem em condições meteorológicas severas e em paisagens com elevada acumulação de combustíveis finos e mortos, podem provocar danos patrimoniais avultados, ultrapassar os limiares de resiliência dos ecossistemas, degradar a matéria orgânica no solo, implicar o consumo de recursos hídricos já escassos e potenciar o efeito das alterações climáticas. Mas têm no Montado um inimigo.

Com baixa densidade de árvores, gerido pelo pastoreio e, dessa forma, com baixa carga de combustíveis para arder ao nível do solo, o Montado apresenta um baixo potencial para a propagação de fogos extremos e/ou severos.

7. Barreira entre o deserto e a Europa

Dada à sua diversidade de vegetação, ao uso extensivo e à capacidade de adaptação das azinheiras e sobreiros a períodos de seca prolongados, o Montado é um sistema muito resiliente a variações interanuais no clima e à redução progressiva da precipitação.

É um sistema pouco suscetível ao fogo. O Montado confere ao território do Sul, maior resiliência às alterações climáticas e ao processo de desertificação física que ameaça o Sul da Península Ibérica.

Partilhe este artigo

Por:

Teresa Pinto Correia

Professora Catedrática da Universidade de Évora – Investigadora do MED & Coordenadora do CHANGE
25 de maio, 2023

BLOG – Ciência na Sociedade

Receba diretamente no seu email os novos conteúdos do BLOG – Ciência na Sociedade.

Partilhe o Blog e se tiver sugestões para novos temas envie mensagem para udit_med@uevora.pt.