MED às 4as – Mesa Redonda “As Tecnologias de Informação e Comunicação na divulgação e transferência de ciência para a sociedade”

Fev 10, 2023Notícias

A próxima Mesa Redonda no âmbito da iniciativa do MED às 4as é já dia 15 de fevereiro!

Nesta sessão o debate terá como tema “As Tecnologias de Informação e Comunicação na divulgação e transferência de ciência para a sociedade”. A sessão irá reunir investigadores e comunicadores de ciência:

• Cristina Nobre Soares – Consultora em comunicação clara de ciência;
  • Carlos Catalão, Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências da Comunicação na NOVA FSCH;
  • Rita Martins, Investigadora do MED no CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, Gestão e Comunicação de Ciência/ Transferência de Tecnologia;
  • Elsa Lamy, Investigadora do MED na Universidade de Évora, Responsável pelo Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível de assistir online, por Zoom (Link aqui).

Resumo

Cada vez mais a componente de comunicação e disseminação é bastante valorizada no seio da investigação científica, sendo já exigida por muitos dos mecanismos de financiamento para a investigação, como são exemplo os projetos LIFE e Horizonte Europa financiados pela União Europeia.

Uma adequada comunicação e disseminação, ajudam a aumentar a visibilidade dos resultados, o envolvimento público na ciência e inovação e a confiança da sociedade na investigação. Logo, a comunicação e disseminação são vitais para garantir que a ciência tenha um impacto social, político e/ou económico, aumentando a visibilidade, compreensão e aplicabilidade dos resultados e conclusões das investigações.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) evoluíram bastante nos últimos anos e atualmente são vários os meios para comunicar ciência, como é o caso dos websites, plataforma de slideshare, redes sociais, produções audiovisuais, entre outros instrumentos, que ajudam a ampliar a visibilidade do conhecimento dentro da comunidade científica, da sociedade civil e da política.

No entanto, embora haja inúmeras ferramentas de comunicação disponíveis hoje em dia, é cada vez mais desafiante para a um investigador arranjar espaço mediático para divulgar os seus resultados a uma plateia recetiva, tendo que despender mais do seu tempo de investigação para promover o impacto da mesma.

É cada vez mais necessário estimular mecanismos eficazes de comunicação de ciência, seja através da otimização das estratégias de comunicação nas instituições científicas do ponto de vista organizacional, do desenvolvimento de abordagens criativas que promovam uma maior aproximação entre a ciência e a sociedade, e o envolvimento do público nas atividades científicas, assim como capacitar os investigadores para realizarem ou desenvolverem estes mecanismos de forma eficiente nos seus projetos.

Nesta mesa-redonda pretende-se discutir os mecanismos e estratégias de comunicação que estão a ser usados na ciência, abordando também as dificuldades atuais encontradas para tirar o maior partido das TIC.

As Mesas Redondas do MED estão integradas na iniciativa “MED às 4as”, as sessões de ciência com café promovidas pelo MED na Universidade de Évora (com transmissão online) e são abertas a todos os interessados.