MED às 4as | 20 julho

Jul 15, 2022Notícias

O próximo “MED às 4as” terá lugar no dia 20 de julho, entre as 14h e 15h, e terá como oradoras convidadas Ana Cristina Agulheiro Santos, Docente do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, Celeste Santos e Silva, Docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, e Raquel Regina Moreira, Professora na Disciplina de Farmacognosia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas – UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil).

Nesta sessão Ana Cristina Agulheiro Santos e Celeste Santos e Silva falarão sobre a utilização e costumes de plantas aromáticas e medicinais no Alentejo, uma prática maioritariamente utilizada pelas populações rurais que tem vindo a decair desuso, mas que as investigadoras defendem que deve ser valorizada (resumo aqui).

Raquel Regina Moreira apresentará o Programa Farmácias Vivas, implementado no Brasil, programa que tem como objetivo de produzir produtos fitoterapêuticos de qualidade com garantia de segurança e eficácia a partir de plantas medicinais validadas cientificamente baseadas em recursos naturais de biodiversidade específica e de acordo com a cultura popular tradicional local. Busca oferecer a Fitoterapia como opção terapêutica nos Serviços de Atenção Primária à Saúde (resumo aqui).

A sessão decorre como habitualmente na Sala de Conferências do Edifício dos Regentes Agrícolas, UÉvora – Pólo da Mitra, mas pode assistir também online, por zoom, através deste link.