Investigadores do CHANGE participam em conferência internacional sobre água, energia, alimentação e sustentabilidade

Mai 25, 2023Notícias

Entre 10 e 12 de maio, decorreu no Instituto Politécnico de Leiria a ICoWEFS – Water, Energy, Food and Sustainability International Conference. Esta conferência junta experts da academia e da indústria nas áreas da sustentabilidade, energia, água, agroindústria, agroecologia e bioeconomia e tem como foco a partilha de conhecimento, networking e discussão nestas áreas, tendo por base aqueles que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015. A Conferência contou com a participação de vários investigadores do Laboratório Associado CHANGE: Paulo Mira Mourão (MED&CHANGE), Susana Filipe (MED&CHANGE), Antje Disterheft (CENSE&CHANGE) e Sandra Mourato (MED&CHANGE).

A investigadora Antje Disterheft foi uma das oradoras convidadas, e na sua apresentação “Sustainability and care: why our inner worlds matter for transformative change”, abordou questões da sustentabilidade interior e exterior, e porque é que as emoções, valores e visão do mundo são relevantes para serem mais integradas na investigação e no ensino, inspirando para uma reflexão sobre éticas do cuidado como ponto de partida para a transformação em prol da sustentabilidade.

A importância do desenvolvimento de políticas públicas para a implementação das Estratégias Nacional e Europeia para a Bioeconomia e os desafios que lhe estão associados, foram abordados e discutidos na apresentação “A review on strategies, policies and mechanisms supporting Bioeconomy and Sustainable Development”, levada a cabo pela Diretora Executiva do CHANGE e investigadora, Susana Filipe.

O investigador Paulo Mourão contribuiu para esta sessão com a apresentação de metodologias de valorização de resíduos provenientes da indústria do papel, madeira e minerais. Nesta abordagem, demonstrou-se o potencial destes desperdícios na redução da condutividade e da cor em efluentes líquidos, bem como para a remoção de poluentes da fase aquosa.

Na apresentação “Projection of the Climate Change Impacts on Electricity Production derived from Renewable Sources”, a investigadora Sandra Mourato e os seus co-autores, abordaram os impactos que as alterações climáticas poderão ter na produção de energia por fontes renováveis, o caso de estudo apresentado focou-se na produção hidroelétrica e aponta para uma redução de 12% até ao final do século.

Esta conferência que decorre anualmente desde 2021, contou com a participação da academia e da indústria, tendo-se focado na investigação atual, desafios e iniciativas que apoiarão o desenvolvimento das estratégias vocacionadas para a implementação das metas definidas nos ODS, no Pacto Ecológico Europeu e outros programas e estratégias nacionais com foco na Sustentabilidade, Neutralidade Carbónica, Bioeconomia, Agroindústria, Energia e Água.