A VII Edição do Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (MED e IIFA) foi a mais participada de sempre

Dez 15, 2022Notícias

A VII Edição do Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA) decorreu esta semana, nos dias 12 e 13 de dezembro, e a comissão organizadora não podia estar mais satisfeita.

“Esta edição do encontro superou todas as expectativas, não só pelo aumento considerável do número de participantes, mas também pela qualidade científica dos trabalhos apresentados. Ficámos também muito contentes por ver um aumento do número de participantes vindos de outras instituições, inclusivamente internacionais, que se deslocaram a Évora para apresentar os seus trabalhos”, refere a comissão organizadora do VII EEDAA.

Este encontro, que acontece anualmente no final do ano é já um ícone das atividades científicas promovidas pelo MED – Instituto Mediterrâneo para o Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento, em parceria com o IIFA – Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora e com o apoio da Sub-rede em Food & Water da UNIMED – Mediterranean Universities Union.

O Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura pretende dinamizar a discussão científica e colocar em destaque aqueles que virão a ser os investigadores do amanhã. É particularmente dirigido a estudantes de Doutoramento a desenvolver as suas teses em Biologia, Bioquímica, Ciências Veterinárias, Produção Animal, Ciências Agrárias, Ciências dos Alimentos, Ecologia, Ambiente, Paisagem e Sustentabilidade, mas todos os investigadores e docentes a trabalhar nestas áreas são convidados a participar.

Os trabalhos tiveram início na manhã do dia 12 com a abertura do evento por Paulo Quaresma, Vice-Reitor da Universidade de Évora para a Investigação, Inovação e Internacionalização, que se mostrou duplamente surpreendido pela positiva pela organização deste encontro, quer pelo elevado número de inscrições, quer por grande parte ser de instituições fora da Universidade de Évora. A sessão de abertura contou ainda com Rui Salgado, Diretor do IIFA, e Teresa Pinto Correia, Diretora do MED.

Sessão de abertura do VII Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura com a presença de Rui Salgado (Diretor do IIFA), Paulo Quaresma (Vice-Reitor da Universidade de Évora) e Teresa Pinto Correia (Diretora do MED).

Esta edição ficou marcada pelo maior número de participantes registado até agora, com mais de 100 participantes provenientes de 22 instituições nacionais e internacionais.

Este ano foram submetidos 92 resumos, dos quais 64 por alunos de doutoramento. O programa do evento contou com 22 comunicações orais realizadas por alunos de doutoramento e 70 comunicações sob a forma de poster.

Para além das comunicações orais e por poster, o VII EEDAA contou ainda com a presença de quatro investigadoras de renome nas áreas de Ambiente e Agricultura, convidadas para a apresentação de conferências plenárias: Andreia Amaral (Universidade de Évora, CIISA), Helena Freitas (Universidade de Coimbra, CFE), Manuela Moreira da Silva (Universidade do Algarve, CEiiA e CIMA-ARNET), e Manuela Oliveira (Universidade de Lisboa, CIISA).

Contrariamente ao ano anterior, em que foi selecionado apenas um poster para o prémio de melhor poster, nesta VII Edição foram premiados quatro posters, um por cada área temática:

• “Transcript analysis of Plastid Terminal Oxidase (PTOX) reveals a putative role in adventitious roots and somatic embryos development in Olea europaea L.” por Cristina Mendes (Universidade de Évora) na área de Biologia e Bioquímica;
  • “Whole genome sequencing of Landim pigs from Mozambique: a contribution for the exploration of African genetic resources in Portuguese-speaking countries” por Fábio Teixeira (Universidade de Lisboa) na área de Ciências Veterinárias e Produção Animal;
  • “The purpose of the Delphi methodology on a participatory approach for the assessment of the Social Dimension of Sustainability in Agribusiness” por José Massuça (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Universidade de Évora) na área de Ambiente, Paisagem e Sustentabilidade;
  • “An overview of grapevine defence mechanisms and associated biological pathways during fungal and oomycete infections towards a sustainable management strategy” por Mariana Patanita (Universidade de Évora) na área de Ciências Agrárias e Ciência dos Alimentos.

Para além da entrega dos prémios de melhor poster, a sessão de encerramento da VII Edição do EEDAA foi marcada pela entrega do Prémio Solange Oliveira para melhor tese de doutoramento, instituído este ano pelo MED. A Professora Solange esteve na origem da organização do EEDAA e, portanto, o palco para a entrega deste prémio não poderia ser outro. O laureado da primeira edição deste Prémio foi Pedro A. Salgueiro, atualmente investigador do MED, na Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora. A sua tese intitulada “Network analysis of connectivity thresholds in fragmented landscapes. A multi-species approach using birds in pine and oak forests” evidenciou-se pelo trabalho de investigação de excelência nos temas de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, com enquadramento na estratégia e nas Linhas Temáticas do MED. Pedro A. Salgueiro mostrou-se emocionado por esta distinção e principalmente pela “bonita homenagem prestada à Professora Solange Oliveira” que o ajudou no início do seu percurso de doutoramento.

A comissão organizadora agradece a todos os participantes pela construção desta edição e deixa desde já o convite para a participação na VIII edição do EEDAA!

Galeria de imagens completa :