4ª Edição da Formação sobre Sanidade no Montado – sebenta já disponível

Out 13, 2023Notícias

Decorreu nos dias 21, 22, 23 setembro de 2023, a 4ª Edição da Formação sobre Sanidade no Montado que teve como objetivo explorar o conhecimento existente sobre a prevenção e mitigação dos problemas de sanidade no Montado.

Nesta edição, coorganizada pelo MED e a Câmara Municipal de Grândola, registou-se o recorde de 120 inscrições, com uma média de 40 participantes presencialmente em cada dia da formação, tendo os restantes inscritos participado no formato online.

A formação organizada em três módulos incluiu uma componente teórica (em sala) e outra prática (no campo). Assim, o primeiro dia foi dedicado a perceber quais são os organismos que afetam a saúde do Montado, e na saída de campo visualizaram-se os organismos e sintomas que provocam as doenças. No segundo foram detalhadas as práticas de gestão para manter o Montado saudável. No último dia, foi debatida a importância do solo para a fertilidade do Montado, e na saída de campo observou-se a diferença entre solos saudáveis e solos degradados.

Todas as edições desta formação foram possíveis graças à colaboração gratuita da comissão científica e didática, que desenvolve o programa e os conteúdos. Diversas instituições, como MED, INIAV, ISA, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, AFLOSOR, UNAC e ICNF, contribuem para o sucesso deste evento.

Um especial agradecimento à Câmara Municipal de Grândola, pelo acolhimento e às associações e entidades apoiaram a realização desta edição da formação: Associação dos Agricultores de Grândola, União das Freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra, ANSUB – Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado, e da Confraria da Bolota.

Os conteúdos teóricos foram sistematizados num Sebenta que está disponível para download em: https://sanidadedomontado.uevora.pt/sebentas/

O registo fotográfico da Formação pode ser consultado em: https://sanidadedomontado.uevora.pt/galeria-4a-edicao-2023/