Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento
MAIS NOTÍCIAS & BLOG MED
MED foi parceiro local da AgriJovem 2025 em Évora
De 16 a 18 de outubro de 2025, Évora acolheu o debate sobre o futuro da agricultura europeia através do evento AgriJovem 2025, uma iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com a Rede Nacional PAC e com o apoio da...
Produtores e consumidores em diálogo no âmbito do projeto GI SMART
No dia 16 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, o projeto GI SMART promoveu um World Café dedicado ao tema “Diálogos entre produtores e consumidores sobre produtos com Indicação Geográfica (IG)”. O objetivo deste encontro foi estabelecer um...
Dia Aberto do Projeto SUMO – Ilhas de Biodiversidade e Lançamento de Aplicação para Monitorização de Indicadores Agroecológicos
No passado dia 14 de outubro, o Polo da Mitra da Universidade de Évora acolheu mais uma edição do Dia Aberto do projeto SUMO – Sustentabilidade do Montado, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Esta sessão centrou-se nas atividades da Tarefa 2.2,...
Dia Mundial da Alimentação 2025
Dia 16 de outubro assinala-se o 𝗗𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗔𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼, sob o lema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”. Num mundo onde milhões de pessoas ainda passam fome e, ao mesmo tempo, cresce o número de doenças associadas à alimentação, é urgente...
Investigadores do MED entre os mais influentes do mundo na “World’s Top 2% Scientists List”
Quatro investigadores do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento integram a edição de 2025 da “World’s Top 2% Scientists List”, uma base de dados mundial que identifica os cientistas mais influentes do mundo com base nas suas...
Matéria Orgânica do Solo proposta como métrica global para avaliar a saúde do solo
A matéria orgânica do solo (MOS) deve ser considerada o principal indicador global de saúde dos solos, defende um artigo científico assinado por Isabel Brito, investigadora do MED-UÉvora, e por Michael J. Goss, da University of Guelph (Canadá). O trabalho publicado a...
Investigadora do MED integra Direção da Associação Portuguesa de Proteómica
No passado dia 18 de setembro, a Associação Portuguesa de Proteómica elegeu uma nova direção, que passa agora a contar com a participação de Elsa Lamy, investigadora do MED – Universidade de Évora. A presidência é assumida por Bruno Manadas (CNC – Universidade de...
Évora recebeu investigadores internacionais para explorar o potencial da saliva
No passado dia 12 de setembro, a Universidade de Évora recebeu no Colégio do Espírito Santo, o 1º Congresso Internacional sobre Saliva - 1st International Congress on Saliva Science: Advancing Research, Education, and Innovation. Este congresso surge no âmbito do...
NOV 5, 2025
MED às 4as
O MED às 4as está de volta!
No dia 5 de novembro, pelas 14h, realiza-se mais uma sessão do “MED às 4as”, as conversas de ciência com café promovidas pelo MED.
Nesta sessão serão apresentados dois projetos exploratórios financiados pelo MED. Ana Alexandre, investigadora do MED e docente no Departamento de Biologia da Universidade de Évora, dará a conhecer o projeto Mycozimbral – Micorrizas de habitat dunar: o caso do Juniperus navicularis, centrado na importância dos fungos do solo em ecossistemas dunares e no contributo destas simbioses para o restauro ambiental.
De seguida, J. Tiago Marques, investigador do MED, apresentará o projeto “Assessing emerging zoonotic disease as threats in ecosystems: the case of Montado and Hepatitis E”, dedicado à Hepatite E no contexto de Uma Saúde, que analisa a presença deste vírus zoonótico em espécies domésticas e selvagens do Montado, numa perspetiva integrada de Saúde Única.
Junte-se a nós na Sala de Conferências do Polo da Mitra, na Universidade de Évora ou online (Link de acesso AQUI).
Saiba mais sobre a sessão AQUI.
NOV 14, 2025
CEBAL | UM DIA COM... Ana Cordeiro
A convidada é Ana Cordeiro, professora-adjunta da Escola Superior de Biociências de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre, com o tema da sessão: “O cânhamo industrial, aliado da sustentabilidade global…”
O tema desta sessão apresenta o projeto “BGREENER – Biodiversidade e Cânhamo, novos enclaves na zona EUROACE”, que promove o cânhamo industrial como solução sustentável para a conservação da biodiversidade, regeneração dos solos e produção de biomateriais ecológicos na zona EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura), reforçando a cooperação transfronteiriça e a economia verde em linha com o Pacto Ecológico Europeu.
A participação é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. Pode aceder à Sala Virtual através do link https://bit.ly/
NOV 22, 2025
MUSA - Música pela Sensibilização Ambiental (1ª atuação)
O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento lança uma nova iniciativa: MUSA – Música pela Sensibilização Ambiental, um projeto que convida a escutar a natureza e a redescobrir o património natural através da música.
Mais do que um projeto cultural, MUSA é uma experiência sensorial que pretende transformar florestas, parques e paisagens naturais em PALCOS VIVOS.
A proposta é simples: reconectar-nos com o património natural através da música, não como pano de fundo, mas como linguagem partilhada. Entre trilhos e copas, a música é a ponte que nos convida a ouvir, valorizar e reencontrar o mundo que nos rodeia.
A estreia desta iniciativa acontece no Festival Desdobra-te 2025, organizado pela Associação PédeXumbo, no próximo dia 22 de novembro, às 10h30, no Jardim Público de Évora.
Nesta primeira edição, os Palcos Vivos ganham forma num percurso sonoro de 45 minutos, com atuações de:
- José Pedro Henriques (JOSEP.H.) – Voz (ComCordas)
- Ewerson Carvalho – Viola (ComCordas)
- Diogo Costa – Kora (MED, Universidade de Évora)
- Rafael Gomes – Concertina
O MUSA é promovido pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, em parceria com o Departamento de Música da Universidade de Évora, a Associação PédeXumbo, a Associ’Arte e o ComCordas.
Saiba mais sobre a iniciativa e acompanhe os próximos eventos em https://med.uevora.pt/musa/
DEZ 5-8, 2025
XVII Congresso Internacional da SECEM
Entre 5 e 8 de dezembro de 2025, Évora será palco do XVII Congresso Internacional da SECEM – Sociedade para a Conservação e Estudo dos Mamíferos, que se realiza pela primeira vez em Portugal, e contará com o apoio da Universidade de Évora e do MED.
O evento reunirá investigadores, técnicos e estudantes dedicados ao estudo e conservação de mamíferos, e incluirá sessões científicas, workshops, reuniões de grupos de trabalho e outras atividades paralelas.
- A submissão de resumos decorre até 1 de outubro.
- O prazo para inscrição com tarifa reduzida termina a 10 de outubro.
Saiba mais na 1ª Circular de informações sobre o evento AQUI ou consulte o website do evento:
https://www.congresosecem.es/
DEZ 10-11, 2025
X Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA)
O X EEDAA terá lugar nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, na Universidade de Évora – Polo da Mitra (Sala de Conferências).
O EEDAA é particularmente dirigido a estudantes de doutoramento que desenvolvem as suas teses nas áreas de Ciências Agrárias, Bioquímica e Biotecnologia, Biologia e Ecologia, Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconómico, Ciências dos Alimentos, Ciências Veterinárias e Produção Animal, entre outras áreas relacionadas.
Este evento é organizado pelo MED-Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e pelo IIFA–Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora e conta com o apoio da Sub-rede em Food & Water da UNIMED – Mediterranean Universities Union.
Conheça todos os detalhes sobre a organização do evento em https://eedaa2025.uevora.pt/
MED Blog – Ciência na Sociedade
Receba as novidades sobre temas da atualidade







