MAIS NOTÍCIAS & BLOG MED

MED às 4as | 4 fevereiro 2026

MED às 4as | 4 fevereiro 2026

No dia 4 de fevereiro, pelas 14h, realiza-se mais uma sessão do “MED às 4as”, as conversas com ciência e café promovidas pelo MED. Nesta sessão as oradoras convidadas serão: Isabel Velada, investigadora integrada no MED (Grupo Proteção de Plantas, Genética e...

Chamada de Voluntários – 31st EGF General Meeting

Chamada de Voluntários – 31st EGF General Meeting

A organização do 31st General Meeting of the European Grassland Federation (EGF) está a recrutar voluntários para apoiar o congresso que terá lugar na Universidade de Évora, de 12 a 16 de abril de 2026. Esta é uma oportunidade única para participar ativamente num...

MED às 4as | 21 janeiro

MED às 4as | 21 janeiro

O MED às 4as regressa em 2026, com a primeira sessão já na próxima semana, dia 21 de janeiro, pelas 14h. Nesta sessão os nossos oradores convidados são: Marta Laranjo, investigadora integrada no MED (Grupo Ciência e Tecnologia dos Alimentos) e docente do Departamento...

MED é parceiro da Enotécnica & Olitécnica 2026

MED é parceiro da Enotécnica & Olitécnica 2026

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, o Ambiente e o Desenvolvimento será parceiro da próxima edição da Enotécnica & Olitécnica 2026, que terá lugar na EXPONOR de 21 a 23 de janeiro, afirmando-se como um dos principais pontos de encontro dos setores...

FEV 18, 2026

MED às 4as

MED às 4as regressa no próximo 18 de fevereiro, pelas 14h, para mais uma sessão dedicada à partilha de conhecimento científico produzido no MED.

Nesta contamos com:

  • Catarina Meireles, investigadora integrada no MED (Grupo Ecologia e Biogeografia) e Professora Auxiliar no Departamento de Biologia da Universidade de Évora , que irá destacar a dinâmica colaborativa criada na Universidade de Évora em torno do projeto Zimbral for LIFE e o seu impacto no aprofundamento do conhecimento sobre espécies e Habitats;
  • Flávio Silva, investigador integrado no MED (Grupo Biociência Animal), que apresentará os principais resultados do seu projeto de doutoramento sobre gestão do colostro e avaliação da transferência de imunidade passiva em vitelos, com foco na qualidade nutricional, imunológica e microbiológica do colostro, na validação e desenvolvimento de métodos e estratégias de gestão, e em novos contributos relacionados com a presença de componentes imunológicos na saliva do vitelo recém-nascido.

Junte-se a nós na Sala de Conferências do Polo da Mitra, na Universidade de Évora ou online (Link de acesso AQUI).

FEV 19, 2026

Ação de Sensibilização "Podas em sobreiros e azinheiras – Boas práticas silvícolas"
No próximo dia 19 de fevereiro, terá lugar uma nova ação de sensibilização do Montado Living Lab, dedicada ao tema “Podas em sobreiros e azinheiras – Boas práticas silvícolas”.

Esta ação tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as boas práticas de poda em sobreiros e azinheiras, promovendo intervenções adequadas que contribuam para a vitalidade, estabilidade e longevidade das árvores, no contexto dos sistemas agroflorestais.

Durante a ação, serão abordados os seguintes conteúdos:

  • Arquitetura das árvores

  • Diferentes tipos de poda – metodologias e boas práticas

  • Execução correta dos cortes

  • Pedidos de autorização e enquadramento legal

  • Demonstração e prática de podas de formação

  • Demonstração de podas de manutenção em árvores adultas

A ação de sensibilização tem a colaboração do ICNF (Engª Fernanda Rodrigues) e constará de uma apresentação (em sala) seguida por parte prática de campo com apoio de equipa de sapadores florestais que terão lugar na Herdade do Castelo Ventoso (Azaruja).

Esta iniciativa integra as atividades do Montado Living Lab e é promovida pela Universidade de Évora – MED no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça INTERREG POCTEP SOS_PRODEHESAMONTADO, visando a transferência de conhecimento técnico e a promoção de boas práticas no contexto do montado.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do link: https://forms.gle/aqwLHaLtZca2wcKF8 .

FEV 26&27, 2026

Jornada Dupla Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (CCPAM)

Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2026, a CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, em colaboração com o MED – Universidade de Évora, promove em Évora uma Jornada Dupla dedicada ao setor das Plantas Aromáticas Medicinais.

No dia 26 de fevereiro, realiza-se o Encontro Nacional de Produtores e Agentes do Setor, que integra uma Mostra e roteiro de apresentações de projetos e resultados de investigação recentes com relevância para as PAM (formato póster, impresso e digital, com posterior divulgação na coleção “Folha CCPAM”). Para além das empresas e suas organizações, os investigadores são convidados a participar e a dar visibilidade ao seu trabalho, num contexto de articulação com empresas, associações e restantes atores do setor.

A participação é exclusivamente presencial e sujeita a inscrição:
https://forms.gle/ucvjeGbnxV1e5pqEA

No dia 27 de fevereiro, terá lugar a primeira Assembleia Geral (eleitoral) da CCPAM, destinada às entidades associadas.

Mais informação disponível no site da CCPAM: https://www.ccpam.pt/proxima-jornada-dupla-de-pam-tera-lugar-em-evora/

ABR 12-16, 2026

31st EGF General Meeting "Challenges and innovations for grasslands resilience"
A Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), em colaboração com o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.), tem a honra de organizar o 31st General Meeting da European Grassland Federation. Este evento de referência na área das pastagens e forragens reunirá entre 350 e 400 investigadores, académicos e profissionais de mais de 32 países europeus.

O congresso terá lugar na Universidade de Évora, de 13 a 16 de abril de 2026, antecedido por um pré-evento a 12 de abril e seguido de um post-tour ao arquipélago dos Açores, de 16 a 19 de abril.

Este evento reveste-se de particular importância para Portugal, onde as pastagens cobrem mais de 2 milhões de hectares, constituindo a maior utilização do solo agrícola nacional.

Além das sessões científicas, o programa incluirá uma Masterclass dirigida a estudantes de Mestrado e Doutoramento, dedicada ao tema “Metodologia de Estimativa de Emissões de Gases com Efeito de Estufa em Ecossistemas de Pastagens”, com a participação de especialistas europeus.

O congresso desenvolver-se-á em torno do tema “Challenges and Innovations for Grasslands Resilience”, estruturado em cinco grandes sessões:

  • Climate change and grasslands soil and water management
  • Agroforestry, pastoralism and society
  • Breeding for new challenges
  • Sustainable livestock production systems based on grasslands: Challenges and opportunities
  • Grasslands and rural land policy tools to face global challenges

Mais informações em https://events.iniav.pt/egf2026/.

A submissão de resumos decorre até ao dia 15 de maio de 2025. Saiba mais AQUI.

MAI 31 – JUN 4, 2027

ITD27: International Transdisciplinarity (ITD) Conference - Universidade de Évora

A próxima Conferência Internacional sobre Transdisciplinaridade (ITD), ITD27, será organizada pela Universidade de Évora em Évora, Portugal, de 31 de maio a 4 de junho de 2027.

O ITD27 é organizado em colaboração com a Global Alliance for Inter- and Transdisciplinarity (ITD Alliance), a Network for Transdisciplinary Research (td-net) da Swiss Academies of Arts and Sciences, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e o CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, da Universidade de Évora. O título da conferência é “Bridging Knowledge and Networks: Inter- and Transdisciplinarity for Transformative Change”. Os temas que estão a ser explorados incluem o papel da inter e da transdisciplinaridade na transformação sistémica entre o meio académico, as instituições de financiamento, a elaboração de políticas e outros sectores da sociedade, bem como a forma de reforçar as redes que promovem uma colaboração duradoura. Estes debates estão ainda a evoluir e baseiam-se em conhecimentos fundamentais de conferências anteriores. O objetivo é co-criar um espaço que aprofunde o diálogo e as ligações entre indivíduos, instituições e redes globais – promovendo a mudança transformadora através da colaboração.

Prevê-se que o convite à apresentação de contributos seja aberto em meados de 2026. As atualizações serão anunciadas no Boletim de Notícias da ITD Alliance e estarão imediatamente disponíveis no site da ITD27: https://itd-alliance.org/itd-conference/itd27/.

Reserve a data: 31 de maio a 4 de junho de 2027 e junte-se a nós em Évora!

MED Blog – Ciência na Sociedade

Receba as novidades sobre temas da atualidade