Projeto ECOMONTADO XXI em destaque na EIP-AGRI

Mar 24, 2021

O projeto ECOMONTADO XXI esteve em destaque numa publicação da rede European Innovation Partnership for Agricultural productivity and Sustainability (EIP-AGRI), da Comissão Europeia. O ECOMONTADO XXI é, na verdade, um Grupo Operacional financiado com fundos do PDR 2020 que visa dar resposta à prioridade P4 – Restaurar, preservar e melhorar os ecossistemas ligados à agricultura e à silvicultura da operação (ref. PDR2020-101-FEADER-03114).

Este Grupo Operacional está a desenvolver uma nova abordagem de gestão florestal para restaurar a vitalidade e a produtividade agrícola associada ao Montado.

Ana Fonseca, investigadora do MED, que está envolvida neste projeto, detalha: “O projeto é coordenado pela Sociedade Agrícola de Freixo do Meio, liderada por Alfredo Cunhal Sendim. Este teve a ideia de aplicar uma técnica de paisagismo australiana – o Keyline – na qual se cria um sistema de fluxo de água, para a encaminhar de zonas húmidas para zonas secas. O objetivo é maximizar a infiltração da água da chuva no solo, e diminuir a erosão resultante do escoamento superficial. O aumento da humidade no solo conduzirá a uma melhoria significativa da fertilidade e estrutura do mesmo. Dadas as semelhanças entre o clima português e australiano, a aplicação deste método nos nossos solos é promissora”.

Ler a publicação na integra aqui.