Programa itinerante de Valorização do Cardo ruma a Évora

Jan 19, 2021Notícias

O Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo” chega virtualmente dia 2 de Fevereiro à região de Évora com o tema “Évora em análise, a perspetiva produtiva”. Esta é a segunda sessão do programa itinerante nacional projetado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora para a transferência de tecnologia focada na promoção económica da cultura do Cardo.

O Roadshow Tecnológico para a “Valorização integrada do Cardo (Cynara cardunculus) – Évora em análise, a perspetiva produtiva”, pretende ser um programa itinerante de divulgação de tecnologias e abordagens adaptadas de valorização da cultura de Cardo como uma produção sustentável a nível económico e ambiental.

O programa tenciona chegar a diferentes regiões de Portugal onde este recurso endógeno é uma planta de impacto económico elevado, como é o caso da região de Évora que será a anfitriã da segunda sessão do programa.

Convite

A sessão de dia 2 de fevereiro dará destaque à produção e utilização de Cardo, serão ainda exploradas potencialidades de utilização da planta para a criação de produtos de valor acrescentado bem como a realidade produtiva deste recurso. Uma análise que contará com a intervenção de Paulo Barracosa da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV). Já a Associação dos Jovens Agricultores do Sul (AJASUL) ficará responsável pela dinamização de uma mesa redonda onde os desafios emergentes desta cultura e as várias preocupações dos produtores e indústria irão ser debatidos, promovendo novas simbioses e oportunidades entre setores para uma maior competitividade económica regional. A sessão é aberta a todos os interessados na valorização deste recurso endógeno e decorrerá entre as 14:30h e as 16:30h em formato online via videoconferência Zoom. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 1 de Fevereiro através deste formulário.

Esta iniciativa é uma atividade que se insere no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, este é um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica e os setores agroalimentar e farmacêutico no apoio à valorização do Cardo, essencial para um reforço económico regional.

Para mais informações consulte o site www.cebal.pt, a página de Facebook do CEBAL, ou contacte através do telefone 284 314 399.