Prémios MED | Prémio Mário Carvalho

Mar 21, 2022

O Prémio Mário Carvalho é uma iniciativa instituída pelo MED – Instituto Mediterrâneo de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, cuja designação se inspira no Professor e Investigador Mário Carvalho, especialista de renome na área da agricultura de conservação e regeneração de solos. Com este prémio o MED pretende homenagear e reconhecer a carreira de excelência de investigadores com papel marcante nas áreas estratégicas do MED.

 

A quem se destina:

O Prémio Mário Carvalho será concedido periodicamente (não mais que uma vez por ano) a um investigador que tenha desenvolvido ao longo da sua carreira uma atividade científica ou tecnológica considerada relevante nas áreas da agricultura, ambiente e/ou desenvolvimento. Essa atividade deverá estar relacionada com criação e inovação, investigação teórica /experimental de excelência ou pela sua contribuição no destaque da importância das áreas acima referidas na estratégia de desenvolvimento da região Alentejo e/ou do país.

Os candidatos ao Prémio Mário Carvalho poderão ser de qualquer nacionalidade desde que tenham trabalhado no contexto de características mediterrânicas em Portugal durante um período alargado, ou seja, de forma a que os seus contributos tenham particular impacto na região com estas características.

 

Avaliação das candidaturas:

Os candidatos ao Prémio Mário Carvalho poderão ser propostos por três ou mais investigadores integrados do MED, ou pelo Conselho Diretivo do MED.

As nomeações deste Prémio serão analisadas por uma Comissão de atribuição do prémio, sendo esta composta por três investigadores exteriores ao MED, de renome nas áreas de investigação do MED. A nomeação dos membros externos desta Comissão compete ao Conselho Diretivo do MED. Esta Comissão avaliará as propostas e decidirá o vencedor, reservando-se o direito de não conceder o prémio a nenhum dos nomeados.

 

Prazo para submissão de candidaturas:

As candidaturas devem ser submetidas por correio eletrónico para udit_med@uevora.pt até às 17:00h do dia 15 de setembro de 2022.  Consulte aqui o regulamento para verificar toda a documentação que deverá acompanhar a candidatura.

 

Descrição do Prémio:

Ao vencedor será feita uma homenagem num evento científico com organização do MED e entregue uma placa comemorativa alusiva ao Prémio.