O montado de sobro e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Jun 7, 2022Notícias

A exposição “A cortiça e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” esteve presente no “Espaço Sustentabilidade” da Feira Internacional da Cortiça (FICOR) entre 26 e 29 de junho de 2022, no Pavilhão Multiusos de Coruche.

Esta exposição resultou de uma reflexão sobre o montado de sobro e as suas ligações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, durante uma visita a Portugal de 24 estudantes do ensino superior, de nove nacionalidades, para abordar a complexidade deste sistema multifuncional como caso de estudo, no âmbito do projeto Erasmus+ “SHOUTOUT4SDGS: cooperação Europeia para a responsabilidade social”.

A mobilidade decorreu em Coruche, concelho conhecido como a “Capital Mundial da Cortiça”, onde os participantes puderam aprender sobre as transformações na paisagem que deram origem ao montado, o seu funcionamento enquanto ecossistema e sistema produtivo, e a extração e transformação da cortiça, enquanto principal produto do montado de sobro.

As experiências e resultados dessa mobilidade podem ser revisitadas em detalhe no curso “Cork and the Sustainable Development Goals: from the tree to the stopper”, online e gratuito, disponível em inglês no moodle da Universidade de Évora.

A exposição, produzida pelos parceiros portugueses do projeto SHOUTOUT4SDGS, Universidade de Évora (MED-LabOr) e Ambios Portugal, pode ser visitada no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche. Também pode fazer uma visita virtual no site da Ambios Portugal.