Missão Ciência e Arte | “As aves do Montado”

Dez 9, 2022Notícias

No dia 2 de dezembro “As aves do montado” visitaram o Núcleo Museológico do Alto de S. Bento. Desafiados a explorar uma história sobre um gaio e o seu amigo sobreiro, os participantes nesta oficina criativa aprenderam de onde vem o nome “montado”, este sistema tão especial que depende do ser humano e que é regulado por tantas interações entre seres vivos. É o caso do gaio “jardineiro”, que ajuda a dispersar as sementes dos sobreiros e azinheiras e, em troca, recebe alimento e abrigo. Depois, olharam para o gaio com muita atenção, para as suas proporções, cores e detalhes, e puseram mãos à obra! Foram muitos os desenhos do gaio, dos mais realistas aos mais criativos, fruto da interpretação dos alunos da Escola Básica da Horta das Figueiras. Esta oficina foi realizada no âmbito do projeto Missão Ciência e Arte, e foi dinamizada em colaboração pela investigadora do MED Inês Roque (Laboratório de Ornitologia) e pela bióloga e ilustradora Shirley van der Horst da associação AmbiosPortugal.