MED representado em seminário internacional sobre a saúde dos solos

Abr 19, 2021

Os investigadores do MED, Teresa Pinto Correia, Gottlieb Basch e Ana Fonseca participaram no Seminário “Healthy soils for Europe: sustainable management through knowledge and practice” que decorreu nos dias 13 e 14 de Abril sob a organização da Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícola (EIP AGRI).

O evento que decorreu online, dedicou-se à troca de soluções práticas para os problemas de saúde do solo e à discussão do que precisa ser feito para que as explorações agrícolas possam resolvê-los.

Teresa Pinto Correia integrou o painel de discussão dos representantes das iniciativas sobre saúde dos solos, Gottlieb Basch realizou uma apresentação na sessão dedicada ao tema do sequestro de carbono nos solos, e Ana Fonseca apresentou, no mesmo painel, o caso de estudo do Grupo Operacional “ECOMONTADO XXI – agroecology applied to the design of the new Montado”. Deste encontro, extremamente dinâmico e com variados momentos de troca de ideias, resultou uma partilha de experiências bastante positiva muito focada nas questões efetivas que afetam os proprietários agrícolas. Resultaram ainda contactos com investigadores e explorações que abordam temas comuns aos nossos, possibilitando ainda dar a conhecer o trabalho que se faz no MED no âmbito da saúde dos solos.