MED no Encontro Ciência 2022

Mai 12, 2022Notícias

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio a comunidade científica portuguesa estará reunida no Encontro Ciência 2022 e o MED estará presente.

“Construir o Futuro com a Ciência” será o tema do Ciência 2022 que segundo a organização pretende reunir os “principais temas de investigação que estão no centro das Unidades de I&D em Portugal e que refletem os temas fulcrais na ciência mundial hoje em dia. Estes dias funcionam também como uma plataforma para estimular a interação e o diálogo entre os participantes, e potenciar novas interações interdisciplinares.”

O Ciência 2022 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando ainda com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O MED estará representado neste evento no dia 17 de maio através de comunicações dos seus investigadores nas seguintes sessões:

• 14h00-15h30 (Sala 5B) | Sessão Temática “Produção e Consumo Sustentáveis II”, Patrick Materatski com a apresentação “Desenvolvimento de uma vacina para proteger plantas de tomate contra o vírus Tomato brown rugose fruit virus (ToBRFV)”
  • 15h30-17h00 (Sala 5B) | Sessão Temática “Produção e Consumo Sustentáveis III”, Cláudia Vicente com a apresentação “Abordagens multiómicas para o controlo dos nemátodes fitoparasitas”
  • 15h30-17h00 (Auditório 1) | Sessão PRIMA  “The importance of networks in response to the challenges of PRIMA”, Marta Laranjo com a apresentação “The Food & Water sub-network of UNIMED in the PRIMA programme”; Moderação da sessão por: Teresa Pinto Correia.

O MED estará também representado nas Demonstrações de Ciência pelas equipas dos Laboratórios de Virologia Vegetal e de Nematologia do MED – Universidade de Évora com a Demonstração “Diagnóstico de agentes patogénicos em plantas doentes” onde será possível os visitantes visualizarem organismos causadores de doenças em plantas, como fungos, vírus, bactérias e nemátodes e onde os investigadores explicarão quais as doenças que causam e como são feitos os diagnósticos e possíveis tratamentos.

Recorde-se ainda que este ano, as comissárias do evento são Teresa Pinto Correia, Professora Catedrática do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Évora e Investigadora e Diretora do MED e do Laboratório Associado CHANGE, e Teresa Ferreira, Professora Catedrática do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Estudos Florestais. O país convidado deste ano é o Egito, que participará ativamente no programa.

Para mais informações consulte o website do evento para mais informações.