MED às 4as | 19 janeiro

Jan 17, 2022Notícias

No dia 19 de janeiro retomamos o “MED às 4as”, as sessões de café com ciência, organizadas pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED). Neste dia o orador convidado é Nicasio Jiménez-Morillo, Investigador do MED na Universidade de Évora com o tema “Análise de isótopos estáveis: Uma importante ferramenta para estudar matrizes ambientais complexas”. Neste dia a sessão decorrerá apenas online, por zoom, através deste link.

A análise de isótopos estáveis (SIA) de elementos leves como carbono, azoto, hidrogénio e oxigénio tem sido amplamente utilizada para investigar as fontes, a evolução, o fluxo de nutrientes e a dinâmica de materiais orgânicos em matrizes ambientais complexas (e.g., solo, espeleotemas, alimentos, sistemas hídricos). No entanto, esta análise permite também avaliar e monitorizar a alteração da matéria orgânica induzida por fatores naturais ou antropogénicos (e.g., incêndios florestais, uso do solo, aquecimento global). Nesta apresentação serão expostos três casos do estudo sobre a aplicação da SIA para avaliar a origem e a dinâmica da matéria orgânica nos solos e espeleotemas, e o impacto do clima no azeite.

Descarregue aqui o resumo bilingue (PT e EN).