Guiões de Boas Práticas Projeto LIFE LINES

Por ano morrem milhares de animais em estruturas lineares de transporte e energia, atropelados nas estradas, colhidos nas ferrovias, ou por colisão e eletrocussão em linhas elétricas de média e alta tensão. O impacte destas mortes põe em causa a preservação da diversidade biológica, mas há soluções que permitem atenuar estes efeitos.

O Projeto LIFE LINES – Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas (LIFE14NAT/PT/001081) surgiu com o objetivo de contribuir para a criação de uma Infraestrutura Verde que promova refúgios para plantas e animais, e o seu movimento seguro ao longo das infraestruturas lineares, assegurando os serviços dos ecossistemas e atenuando assim o impacte negativo das mesmas na biodiversidade.

O projeto decorreu entre 2015 e 2021 e foi coordenado pela Universidade de Évora (com a participação de vários investigadores do MED), tendo como parceiros a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, as Câmaras Municipais de Évora e Montemor-o-Novo, a Infraestruturas de Portugal S.A., a MARCA – Associação de Desenvolvimento Local e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza. O LIFE LINES teve ainda como colaboradores a Guarda Nacional Republicana, a REN – Redes Energéticas Nacionais SGPS S.A. e a E-REDES.

Um dos outputs do projeto foi a produção de manuais dos seguintes manuais de boas práticas: