Formação Economia Circular (Plásticos)

Abr 8, 2024Financiamento & Formação, Notícias

No âmbito do projeto TANGO-Circular (Erasmus +) irá decorrer nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2024 nas instalações da Câmara Municipal da Lourinhã, uma formação sobre Economia Circular dedicada à temática dos plásticos na agricultura. Esta formação será organizada em módulos com uma componente teórica e prática, onde será possível assistir in loco a soluções planeadas de acordo com os princípios da sustentabilidade. Os formadores serão Mónica Sobreiro (Engenheira em Produção Animal, equipa de apoio técnico ao Clube de Produtores Continente) e José Carlos Rico (Investigador do MED-UÉvora, Grupo de Investigação Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética).

Esta é uma formação gratuita que conta com a colaboração do Clube de Produtores Continente e que está integrada no projeto TANGO Circular liderado pela Universidade de Basilicata (Itália) e que em Portugal conta com três parceiros (AJAP, CIMAC e Universidade de Évora). O principal objetivo deste projeto é formar e orientar os agricultores/agentes do setor agroalimentar na integração de soluções inovadoras para a valorização dos excedentes e que permitam criar oportunidades de crescimento económico, contribuindo ao mesmo tempo para a implementação de forma real e eficaz do conceito de Economia Circular. Para tal, no âmbito deste projeto europeu foram criados sob a orientação da Universidade de Lérida (Espanha), os Rural Lab.

Em Portugal, o Rural Lab está fisicamente localizado na sede do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, em Moura decorrendo as formações quer na sede do Rural Lab quer noutros locais com interesse na temática de cada ação de formação. O objetivo geral das várias ações de formação é aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as oportunidades da bioeconomia, com foco nos excedentes gerados no setor agroalimentar. Os conteúdos programáticos desta ação de formação passam pela classificação dos resíduos agrícolas; recolha, transporte e reciclagem de resíduos plásticos agrícolas; e descontaminação e valorização de resíduos de embalagens plásticas.

A inscrição nesta formação (gratuita, mas obrigatória) poderá ser formalizada através do seguinte link:  https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAMAAM90EMlURE0zWE1MWTZNRERSV1pJSUk3TE9GMjBDMi4u