Diretora e Investigadores do MED marcaram presença no XII Congresso Ibérico de Agroengenharia em Sevilha

Set 14, 2023Notícias

De 4 a 6 de setembro, Sevilha acolheu o XII Congresso Ibérico de Agroengenharia, um evento que pretende ser o ponto de encontro de investigadores e técnicos da área da Engenharia Rural de Portugal, Espanha e toda a comunidade iberoamericana.

O MED marcou presença através da sua Diretora, Fátima Baptista, e os investigadores e professores António Bento Dias e João Serrano, que participaram com comunicações orais, dando a conhecer o MED e alguns dos trabalhos de investigação desenvolvidos nesta área.

Fátima Baptista, diretora do MED e professora do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, foi uma das oradoras convidadas deste congresso, onde proferiu a palestra “Produção sustentável de alimentos em contexto mediterrânico – A estratégica do MED”, na qual deu a conhecer a unidade de I&D MED e alguns dos projetos em desenvolvimento pelos investigadores do MED que têm marcado a inovação e sustentabilidade da produção alimentar.

António Bento Dias, investigador do MED e professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, participou na sessão temática “Mecanização, Segurança e Saúde no Trabalho” na qual apresentou os resultados da investigação efetuada num olival intensivo com 20 anos de idade onde avaliou a influência da velocidade do solo no desempenho do protótipo da máquina de colheita contínua de azeitona (MCCCA). Neste âmbito, destaca-se a atribuição do Prémio de Melhor Trabalho apresentado nesta área temática.

João Serrano, investigador do MED e professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, apresentou dois trabalhos na sessão temática “Agricultura de Precisão”, um sobre a aplicação de recolha de parâmetros da vinha, como a condutividade elétrica do solo, para apoio na sua gestão, e outro onde comparou a influência de dois tipos de pastoreio de gado ovino (diferido vs. contínuo) na compactação de solo, numa parcela de Montado, através da utilização de sensores de profundidade ultrassónicos.

Durante os três dias de congresso, os participantes tiveram a oportunidade de analisar, atualizar e discutir os avanços científicos produzidos no domínio da engenharia rural. Num mundo cada vez mais em mudança e onde se enfrentam cada vez mais desafios, como as alterações climáticas, a emergente necessidade de conservação e preservação do solo, da água e da biodiversidade, a limitação no uso de pesticidas, é imperativo que a investigação e o desenvolvimento científico e industrial em engenharia agrícola e de biossistemas colaborarem para oferecer soluções tecnológicas e que resultem na prática.

Fátima Baptista, Diretora do MED, no XII Congresso Ibérico de Agroengenharia em Sevilha

António Dias, investigador do MED e professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, agraciado com o prémio de melhor apresentação na área temática “Mecanização, Segurança e Saúde no Trabalho”.