Cursos MED | Comunicar Ciência Clara

Abr 22, 2021Financiamento & Formação, Notícias

Comunicar ciência para fora do meio científico não é uma tarefa fácil: o público tem dificuldade em perceber a linguagem usada “entre pares”, a comunicação científica tem uma grande falta de fio narrativo e de história (storytelling). Tudo isto pode tornar os temas pouco interessantes e demasiado complicados de entender. Assim, facilmente se perde a oportunidade de passar uma mensagem que é importante para todos nós, especialmente numa “era” de desinformação e “fake news”.

O Curso Comunicar Ciência Clara organizado pelo MED irá decorrer entre os dias 15 e 29 de junho, durante 8 sessões online entre as 10h e as 12:30h (Ver programa aqui).

Este curso tem como objetivo fornecer técnicas para simplificar a linguagem escrita e a terminologia técnica, sem perder o rigor, tornando o texto científico mais acessível a todos. Ensina também como construir uma história a partir de um tema científico e como utilizar gráficos como ferramenta narrativa.

INSCRIÇÃO

Os interessados devem pré-inscrever-se até ao dia 26 de maio de 2021, sendo que a abertura do curso está sujeita a um mínimo de 16 participantes. Os membros MED terão prioridade sobre os outros interessados.

Instruções de registo no curso:

1. Realize o seu registo no Sistema de Gestão de Eventos da Universidade de Évora em https://sge.uevora.pt/users/register (receberá de seguida um email de confirmação para finalizar o seu registo)
  2. Realize o login em https://sge.uevora.pt e de seguida selecione o evento “Curso Comunicar Ciência Clara”
  3. Selecione a opção “Inscrever” nas opções laterais do lado direito e de seguida “Confirmar Inscrição“

Formadora: Cristina Nobre Soares | Licenciada em Engenharia Florestal – Gestão de Recursos Naturais. Trabalhou no Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF – PNSAC), deu aulas de cartografia e deteção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à área da comunicação e à linguagem.