CEBAL | Um dia com… | 24 FEV

Fev 23, 2021Notícias

INOVAÇÃO NA NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL: NOVO LABORATÓRIO COLABORATIVO FEEDINOV É TEMA DE SESSÃO ONLINE PROMOVIDA PELO CEBAL

Na próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “FeedInov CoLab: Inovar em nutrição e alimentação animal”, com Ana Sofia Santos, Diretora Geral do FeedInov, no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL). A sessão centra-se na apresentação deste recente CoLab, uma colaboração entre instituições do setor associativo, empresarial e académico, que pretende reinventar a produção de alimentos para animais, desenvolvendo soluções inovadoras e boas práticas que permitem produzir alimentos saudáveis, seguros, de elevada qualidade, competitivos e sustentáveis, que atendam aos requisitos da União Europeia e do consumidor.

A sessão é dedicada a conhecer o CoLab FeedInov (https://feedinov.com/), uma associação privada sem fins lucrativos, sedeada em Santarém, que arrancou no início deste ano e que conta com 18 parceiros entre os quais uma associação empresarial, três universidades, dois laboratórios associados, um instituto de investigação e onze empresas, todos focados em promover a inovação, a difusão tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios associados aos sectores da alimentação animal e da pecuária, contribuindo para a sua competitividade.

Fontes de proteína alternativas baseadas em insetos, algas, favas ou tremoços que o FeedInov CoLab pretende desenvolver

Durante esta sessão serão apresentadas a missão e a visão estratégica do FeedInov para responder aos problemas e desafios atuais e futuros colocados ao setor agroalimentar. Num cenário de elevada dependência da importação de matérias-primas para a alimentação animal (como a soja ou o milho), sobretudo ao que às proteínas diz respeito, competindo muitas vezes com o consumo humano, o FeedInov pretende desenvolver soluções multidisciplinares e integradas que permitam otimizar o uso de fontes de proteína alternativas (como por exemplos insetos, algas, fava ou tremoço) reduzindo a dependência externa portuguesa destes cereais para a formulação de rações. Para além disso, este CoLab pretende promover boas práticas no setor da alimentação animal, apoiando os produtores no cumprimento da legislação e dos requisitos do mercado europeu, contribuindo não só para aumentar a segurança alimentar e para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais, como também fornecerão soluções para a redução do desperdício alimentar, numa perspetiva de economia circular e de “resíduo zero”.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom. É aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL promove mensalmente iniciativa “Um Dia Com..,” convidando oradores das mais variadas áreas e sectores com temas que sejam de relevância para a região Alentejo e que se relacionem com a atividade do CEBAL e com os seus projetos, para um momento enriquecedor em partilha de conhecimentos e experiências, estreitando relações e proporcionando o desenvolvimento de colaborações entre os interessados.

Liliana Marum
Investigadora do CEBAL