Arranque do Projeto AgroSatAdapt

Nov 30, 2021

No passado dia 18 de novembro teve lugar em Évora a reunião de arranque do projeto AgroSatAdapt – Territórios Inteligentes 2050. Este projeto é coordenado por Diogo Alagador, Investigador do MED na Universidade de Évora, e é financiado pela Fundação “La Caixa”, tendo sido um do projetos-piloto inovadores vencedores da 3ª edição do Programa PROMOVE desta Fundação.

O AgroSatAdapt visa o desenvolvimento de software de apoio à gestão territorial para promoção da sustentabilidade ambiental em regimes de produção agrícola e agrosilvopastoril, assumindo múltiplas escalas de coordenação e decisão, cenários de alterações climáticas e com particular enfoque na funcionalidade ecológica de sítios da Rede Natura 2000 e áreas vizinhas.

O projeto irá intervir em três sistemas/áreas piloto, com perfis diferenciados de gestão (Município de Reguengos de Monsaraz, áreas próprias e fornecedores da Herdade do Esporão e algumas áreas enquadradas no perímetro de rega do Alqueva, gerido pela EDIA). O seu ordenamento territorial, gestão produtiva e potencial ecológico serão avaliados com base em cartografia atualizada e dados de satélite, essenciais para caracterização de padrões e processos paisagísticos vários.