9 JAN | UM DIA COM… Rui Alves

Dez 22, 2022Notícias

O CEBAL organiza no próximo dia 9 de janeiro às 14:30, mais uma sessão da iniciativa “UM DIA COM…” em formato de webinar através da plataforma zoom, tendo como convidado Rui Alves, Professor da Universidade de Lleida, Espanha, que irá apresentar a palestra intitulada: “Voando das moléculas aos ecossistemas, nas asas da matemática”.

Nesta palestra será apresentado o trabalho desenvolvido no grupo de investigação da Universidade de Lleidada, coordenado pelo Professor Rui Alves. Em primeiro lugar, será explicado o tipo de perguntas que são feitas no grupo e que normalmente utilizam métodos computacionais e matemáticos, em colaboração com a experimentação, para elucidar o porquê da seleção de uma determinada estrutura para um sistema biológico, quando existem muitas outras alternativas possíveis.
Serão também apresentados exemplos de como a partir destas metodologias podemos entender os limites das resposta adaptativas dos sistemas biológicos aos desafios ambientais. Serão também discutidos exemplos que incluem as restrições evolutivas à adaptação da levedura ao calor e à fixação de CO 2 pela RUBISCO, a enzima responsável por fixar mais de 99,5% do Carbono que entra na biosfera.
E, por fim, uma apresentação de três exemplos de trabalho em milho, arroz e bactérias halofílicas que mostram como o tipo de abordagem que tem sido utilizado, começando por perguntas muito fundamentais e pouco aplicadas, pode levar ao desenvolvimento de
aplicações potencialmente importantes para os diferentes objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Descarregue aqui o resumo da palestra e as notas biográficas do orador.

Aceda à sala virtual aqui.