Universidade de Évora reforça investigação com novos projetos FCT

A Universidade de Évora (UÉ) lidera 4 novos projetos no âmbito do Concurso FCT de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos e participa em mais 3. Os resultados foram recentemente conhecidos e conferem à Universidade de Évora um orçamento na ordem dos 500 mil euros.

In Voz do Campo Online – 05-08-2021

Universidade de Évora estuda áreas protegidas no México para proteção de vertebrados

Um estudo internacional, liderado por Diogo Alagador, investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, permitiu apurar qual o desempenho esperado das áreas protegidas na região central do México para a proteção de 94 vertebrados terrestres, com níveis variados, mas preocupantes de ameaça, sobre diferentes cenários de mudança climática na região.

In Rádio Campo Maior Online – 23-07-2021 In Defesa (A)- 21-07-2021

Investigadores da UÉ sugerem medidas de proteção das espécies selvagens

O projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e Contributo para a Avaliação do seu Estado de Conservação” foi lançado em 2019, e tem como objetivo fazer uma avaliação global do estado de conservação das espécies. Através deste estudo, será possível estabelecer medidas e ações no âmbito da sua proteção.

In Green Savers Online – 30-07-2021 | In Wilder Online – 30-07-2021 | In Agroportal Online – 31-07-2021

Professor da UÉ desenvolve trabalho de monitorização para registar os locais nas estradas onde se registam mais acidentes com animais

Os acidentes provocados por animais estão a aumentar nas estradas portuguesas. António Mira, docente da Universidade de Évora e coordenador do projeto Life Lines – Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, admite que “alguns animais selvagens, como os javalis, deixaram de perceber a estrada como uma ameaça, porque não havia tráfego durante o confinamento, tendo sido apanhados desprevenidos quando passou a haver”.

In Veterinária Atual Online – 23-07-2021