Laboratório coordenado pela Universidade de Évora organiza “Conversas sobre políticas públicas” onde será apresentado o documentário “Herdade da Parreira: 50 anos a construir sustentabilidade económica e ambiental”

No âmbito da iniciativa “Conversas sobre políticas públicas” organizada pelo Laboratório Associado CHANGE, coordenado pela Universidade de Évora, foi apresentado o documentário “Herdade da Parreira: 50 anos a construir sustentabilidade económica e ambiental”. Este evento contou com a participação de Mário Carvalho, Professor Jubilado da Universidade de Évora.

Investigadores da UÉ estudam o efeito da música na perceção que temos dos alimentos

Um grupo de investigadores portugueses do Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade de Évora, está a estudar o efeito do som ambiente, nomeadamente a música, na perceção que temos dos alimentos. Para o efeito, procuram voluntários à participação na investigação.

In Sapo Online – Sapo Lifestyle Online – 30-05-2022 | In Ensino Magazine Online – 31-05-2022

MED debate os desafios da produção animal em Mesa Redonda

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento volta a debater questões relacionadas com a produção alimentar numa Mesa Redonda, no âmbito da iniciativa ‘MED às 4as’. Desta vez, serão debatidos os impactos negativos e positivos da produção animal e os seus desafios e oportunidades.

In Agroportal Online – 27-05-2022

Docente da Universidade de Évora escreve artigo de opinião sobre “Produção de Alimentos com Irrigação”

“Água é vital para a existência de qualquer ser vivo: animal ou planta. Tratando-se de um recurso com esta importância, seja em que circunstâncias for, tem de ser usado com a máxima eficiência, isto é, de modo a que com a menor quantidade se produzam os efeitos desejados”, escreve António Cipriano Pinheiro, Professor Emérito da Universidade de Évora, no seu artigo sobre a “Produção de Alimentos com Irrigação”.

In Diário do Sul- 27-05-2022

Governo promoveu estudo de reflexão sobre a política de biodiversidade no horizonte 2030 após lançar desafio a professor da Universidade de Évora

Com o objetivo de continuar a fomentar a participação ativa de atores relevantes do setor da conservação da natureza, o Ministério

do Ambiente e da Ação Climática lançou o desafio ao Professor Miguel Araújo, da Universidade de Évora e vencedor do Prémio Pessoa em 2018, para liderar um processo de formação de conhecimento técnico e o resultado foi o estudo de reflexão «Biodiversidade 2030: Nova agenda para a conservação em contexto de alterações climáticas», que será apresentado sábado, dia 21 de maio, e que sugere uma proposta de agenda, num contexto particularmente desafiante de alterações climáticas.

In Vida Económica – AgroVida- 03-06-2022

Investigadora do MED representa a Universidade de Évora na reunião do Projeto NEGHTRA – Next Generation Training on Intelligent Greenhouse

Decorreu na Universidade de Almeria, Espanha, a reunião do Projeto NEGHTRA – Next Generation Training on Intelligent Greenhouses. Nesta reunião realizou-se a primeira mobilidade para formação de estudantes e agricultores no âmbito do projeto, e reuniões internas dos parceiros para delineamento das estratégias futuras. A Universidade de Évora enquanto entidade parceira no projeto esteve representada por investigadores e pela coordenadora do projeto na instituição, Fátima Baptista, Investigadora do MED e Docente no Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

In Agroportal Online – 30-05-2022

Docente da UÉ participa nas Jornadas da Biodiversidade em Serpa

O Musibéria recebe as Jornadas da Biodiversidade promovidas pela Câmara Municipal de Serpa Este evento, surge para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia Mundial do Ambiente, pretende trazer para cima da mesa temas relevantes para o ambiente e para a conservação da biodiversidade.

Carlos Pinto Gomes, Mauro Raposo e Raquel Ventura, da Universidade de Évora e ICNF centram atenções no “Estudo geobotânico da flora e vegetação da Serra de Ficalho”.