Herdade da Lisboa recebeu certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

A Herdade da Lisboa, situada na Vidigueira, alcançou a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Este programa, implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, permite fazer uma avaliação da forma como os produtores desenvolvem as suas atividades, fazendo recomendações de modo a aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo.

Investigador da UÉ participa no Podcast Momento Agro

O investigador do MED/Universidade de Évora, José Ferragolo da Veiga, participou no episódio “Agricultura Familiar e a sua importância no desenvolvimento dos territórios” integrado no Podcast Momento Agro, um programa da Diana Fm, dedicado à agricultura e desenvolvimento rural na região do Alentejo. Neste programa abordou as temáticas da agricultura familiar, as suas virtualidades e debilidades, tópicos que têm vindo a ser debatidos periodicamente em geral nos momentos de crise económica e financeira, alimentar, ambiental, de saúde pública.

In Diana FM Online – 03-08-2023

Investigadores do MED-UÉvora na organização do Congresso Nacional dos Recursos Silvestres

O Congresso Nacional dos Recursos Silvestres (CNRS) realiza-se no dia 18 de Outubro de 2023, no Auditório Lima Pereira na Escola Superior Agrária de Bragança. O CNRS será composto por diferentes sessões com conferências e apresentações de comunicações em forma de painel que será organizado pela Universidade de Évora. Estarão em discussão as fileiras dos recursos silvestres que fazem parte do CCRES e ainda o mel, numa parceria com o Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB).

In Atual Online (O) – 31-07-2023 |  In Rádio Voz da Planície Online – 06-08-2023

Gottlieb Basch distinguido com prémio internacional

Gottlieb Basch, investigador do MED e professor catedrático no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, foi um dos cinco premiados internacionais da iniciativa “No-Till Legends”. Esta iniciativa promovida pela “No-Till Farmer”, uma revista americana de agricultura dedicada à sementeira direta/Agricultura de Conservação há 60 anos, começou a reconhecer, em 2017, dezenas de figuras internacionais ligadas à Agricultura de Conservação e pioneiros na aplicação de técnicas como a sementeira direta.

In Ensino Magazine Online – 08-08-2023

Universidade de Évora debate salvaguarda da Dieta Mediterrânica em Congresso

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, em conjunto com a Rede de Instituições de Ensino Superior para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, vai realizar, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, o Congresso “Multidisciplinaridade à Mesa – 2º Congresso RIESDM/2ª Conferência Dieta e Gastronomia Mediterrânicas”. O encontro decorrerá em Évora, no Palácio D. Manuel, contando com investigadores das diferentes áreas englobadas no conceito de Dieta Mediterrânica, contando ainda com uma apresentação especial da Professora Antonia Trichopoulou, Yale School of Public Health, refere fonte da Universidade de Évora.

In Agricultura & Mar Online – 09-08-2023

Professoras da UÉ apresentam as mais valias do azeite

Maria João Cabrita e Raquel Garcia, Professoras do Departamento de Fitotecnia e investigadoras do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, apresentam as mais valias do azeite, “um produto alimentar secular e principal fonte de gordura na dieta Mediterrânica”, cujos “principais países produtores de azeite localizam-se no Mediterrâneo e, até há alguns anos atrás, eram esses os países consumidores”. As investigadoras da UÉ sublinharam que, atualmente, o consumo de azeite tem vindo a estender-se a nível mundial, tal como a sua produção” Assim sendo, conheça as origens e os benefícios do azeite.

In Voz de Ermesinde (A)- 31-07-2023

MED realiza Formação sobre a Sanidade no Montado

A 4ª edição da Formação sobre a Sanidade no Montado realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em formato presencial e online, coorganizada pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Grândola. Esta formação explora o conhecimento existente sobre a prevenção e mitigação dos problemas de sanidade no Montado, através de uma abordagem multifatorial e integrada.

In Sul Informação Online – 16-08-2023 | In Rádio Campanário Online – 17-08-2023

Medida desenhada pela UÉ em debate na Feira da Luz/Expomor

A Feira da Luz/Expomor, organizada pela APORMOR -Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, decorre, de 30 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições de Montemor-o-Novo. O concelho é pioneiro num programa de gestão do montado de sobro e de azinho cujos proprietários são remunerados em função dos resultados ambientais e de preservação do ecossistema que conseguem alcançar. Esta medida, única a nível europeu, foi desenhada pela Universidade de Évora para o PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e será debatida no colóquio da Expomor, no dia 2 de setembro, às 10h.