RTP esteve em direto na NEI 2023

A RTP esteve em direto na Noite Europeia dos Investigadores que decorreu na passada sexta-feira. Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, destacou as atividades científicas e a oferta formativa nas diferentes áreas da UÉ. a edição de 2023 contou com cerca de 60 atividades presenciais, entre as quais demonstrações, jogos, quizzes, tertúlias, visitas e conversas com ciência. Online estavam disponíveis 10 atividades. Participaram nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores, cerca de 250 investigadores do IIFA e docentes de todas as Escolas da Universidade de Évora. Contou com a participação de um conjunto alargado de unidades e/ou estruturas de investigação da UÉ (CIDEHUS, IHC, MED e Lab. HERCULES, IN2PAST, LA CHANGE, Arteria_Lab,  CHAIA, MARE, ICT, CHRC, CIEP, Laboratório AmbiTerra, Centro de Documentação Europeia, Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão, Unidade de Farmacovigilância do Centro e Norte Alentejano), às quais se aliaram alguns parceiros externos, tais como o Dark Sky Alqueva, o Europe Direct (Alentejo Central e Litoral), a ADRAL, entre outros.

In RTP1 – Portugal em Direto – 29-09-2023 – 18:20H

Investigadora do MED participa no primeiro Seminário “Uma nova realidade para a gestão da propriedade rústica em Portugal”

O Instituto Superior de Agronomia recebeu no Salão Nobre, o primeiro Seminário “Uma nova realidade para a gestão da propriedade rústica em Portugal”, que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Teresa Pinto Correia, Professora da Universidade de Évora e investigadora do MED, Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Tiago Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, abordaram as medidas para o desincentivo ao fracionamento da propriedade rústica com impacto nas florestas e na agricultura.

In Agroportal Online – 29-09-2023

Projetos da UÉ recebem apoio do Programa Promove 2023

Promove – O Futuro do Interior é um programa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior como a gestão de recursos naturais, o fomento de novos pólos de desenvolvimento e a atração de turistas e novos residentes. Da lista dos vencedores fazem parte 9 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 15 projetos-piloto e 9 ideias inovadoras, sendo que 1 dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores é coordenado pelo MED. Trata-se do projeto AlmondProtect, que consiste no diagnóstico, estudo epidemiológico, monitorização e previsão das principais doenças que afetam o amendoal, de forma a desenhar modelos de previsão e deteção precoce que assegurem uma maior competitividade e sustentabilidade.

In Agroportal Online – 04-10-2023

Semana da Investigação da Eu Green teve presença de investigadores do MED-UÉvora

A Universidade de Évora participou na 1ª Semana da Investigação no âmbito da Aliança Europeia EU GREEN. Um consórcio que conta com 9 Instituições de Ensino Superior, do qual a Universidade de Évora faz parte, e onde se traçam estratégias para desenhar a Universidade do Futuro.

In Ensino Magazine Online – 13-10-2023

Noite Europeia dos Investigadores em Évora

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) teve lugar em Évora no passado dia 29 de setembro entre as 17.00H e as 24.00H. O palco do evento, sito na Praça 1º de Maio, recebeu centenas de pessoas que participaram, presencialmente e via online, nas dezenas de atividades de divulgação de ciência disponibilizadas pelos investigadores.

In Diário do Sul- 12-10-2023; In Alcoa (O)- 04-10-2023

Investigadora do MED comenta artigo sobre o Dia Mundial da Alimentação

“…se temos escassez de fornecimento de água aos solos, temos de escolher alimentos cuja produção requeira quantidades limitadas. É, assim, importante privilegiar espécies vegetais adaptadas às condições edafoclimáticas dos territórios e que se consigam adaptar a solos pobres e ambientes semiáridos. Bons exemplos são as leguminosas, que além das vantagens que têm em termos de fornecimento de nutrientes ao solo, o que limita a necessidade de fertilizantes, são culturas cujas necessidades hídricas são limitadas, com bom conteúdo nutricional, quer para alimentação humana, quer animal”, esclarece Elsa Lamy, investigadora do MED na Universidade de Évora.

In Sapo – 16-10-2023