COVID-19: Universidade de Évora no desenvolvimento do estudo da saliva

Investigadores da Universidade de Évora e da Universidade de Múrcia, Espanha, acabam de publicar um estudo sobre o efeito dos tratamentos térmicos e químicos utilizados na inativação SARS-COV-2 na medição de diferentes moléculas na saliva. Os resultados deste estudo publicado na revista Scientific Reports (Nature portfolio) mostram que os diferentes tratamentos para inativação do vírus, vão influenciar os resultados, consoante o tipo de molécula salivar que se esteja a considerar.

In Ensino Magazine Online – 06-07-2022

Repórter TVI: Faroeste no Sudoeste

Nesta reportagem da TVI abordam-se questões relacionadas com o Sudoeste Alentejano e as mudanças em curso. Na paisagem, cada vez mais ameaçada pela agricultura intensiva e pelas estufas, apesar dos limites impostos, “as violações à lei são muitas e colocam em risco uma das últimas costas selvagens da Europa”, tal é referido na reportagem. Teresa Pinto Correia e Carla Pinto Cruz, professoras e investigadoras da Universidade de Évora, participaram nesta reportagem apresentando informação relevante sobre esta matéria.

In TVI – Jornal das 8 – 05-07-2022 – 21:07H

MED às 4as – “Addressing the gap between agriculture and environmental conservation in the Portuguese context”

O MED voltou a juntar investigadores e professores da Universidade de Évora numa Mesa Redonda para debater questões relacionadas com a produção alimentar. Desta vez o debate abordou as lacunas que ainda existem na conciliação entre a atividade agrícola e a conservação do ambiente, no contexto Português

In Agroportal Online – 01-07-2022 | In Agricultura e Mar Actual Online – 06-07-2022

Professora da UÉ participa em artigo para a revista “Visão”

Catarina Lavrador, veterinária e professora da Universidade de Évora, que integra um movimento que defende um maior diálogo entre médicos e veterinários, participou em artigo para a revista “Visão” sublinhando aqui a importância do encontro “Zoobiquidade: A Saúde Feminina Através das Espécies”.

In Visão Online – 04-07-2022

Docente da UÉ participa na iniciativa “Conhecer os ODS — da teoria à prática”

A Fundação Eugénio de Almeida promoveu no passado dia 15 de junho, no Centro de Inovação Social, a iniciativa “Conhecer os ODS — da teoria à prática”. Esta iniciativa contou com a participação de João Eduardo Rabaça, Professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora. Destaque ainda para a apresentação do trabalho de Ana Catarina Santos, estudante da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora e estagiária no Centro de Inovação Social, que se encontra a conceber e desenvolver um jogo pedagógico para promoção dos ODS junto de jovens do 1° e 2° ciclo do ensino básico.

In Diário do Sul- 05-07-2022