A paisagem para além dos incêndios – quem é responsável? | Artigo de opinião assinado por investigadores do MED

Ago 18, 2021Notícias

“Qual a sua imagem do Alentejo? Uma infinita planície bucólica com gado a pastar entre azinheiras e sobreiros dispersos? Prepare-se para uma paisagem bastante diferente. Já na sua próxima viagem as árvores podem ter desaparecido, e entra num admirável mundo novo de milhares de hectares contínuos de paisagem forrada a painéis solares e a estufas, ladeado de riscas intermináveis de olival. A paisagem é um bem público. Mas quem a gere? “

Leia a reflexão sobre este assunto publicada num artigo de opinião no Expresso online pelos Investigadores Teresa Pinto Correia, José Munoz-Rojas, Nuno Guiomar, José da Veiga e João Tiago Marques do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora; Isabel Loupa Ramos, José Antunes Ferreira e Pedro Pinto do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; e João Ferrão do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.

Ler o artigo na íntegra em Expresso Online (aqui) ou em PDF (aqui).