Tecnologias “Omic” são alvo de curso coordenado por investigadores do MED na UÉvora Summer School’21

Jul 19, 2021Notícias

Esta semana, de 19 a 23 de Julho, está a decorrer o curso MultiOmics para Iniciantes: Explorar Big Data. O curso conta com 16 participantes, que nestes 5 dias têm a oportunidade de aprender os princípios básicos da análise de dados resultantes de diferentes tecnologias ‘Omic’ – Genómica, Metagenómica, Transcriptómica e Metabolómica.

Este curto curso de verão, com a duração total de 20 horas, irá focar-se nos seguintes tópicos: (1) Noções básicas e filogenética- Breve introdução aos conceitos relacionados com as Omics – Ferramentas para criar árvores filogenéticas; (2) Metagenómica microbiana – Abordagens, aplicações e análise de dados; (3) Genomas – Introdução à Genómica Microbiana – Ferramentas de Sequenciação e análise de dados; (4) Transcriptomas – Introdução e aplicações em transcriptomas eucariotas – Análise de expressão diferencial de genes; e (5) Metabolómica – Extração, identificação e quantificação de metabolitos por cromatografia acoplada a espectrometria de massa – Tratamento e apresentação de dados.

A UÉvora Summer School é uma oportunidade única para adquirir novos conhecimentos e para descobrir o campus da UÉvora e a cidade de Évora. É destinado a estudantes universitários, profissionais e público em geral. Para os mais novos (ensino secundário) existe ainda a UÉvora Júnior Summer School’21. Para mais informações visite o website do evento (aqui).

“Estamos muito entusiasmados por esta oportunidade e pela adesão dos estudantes de Ensino Superior, bem como Público em geral e Profissionais na área. Consideramos importante este tipo de iniciativas pela Universidade de Évora, e na importância de divulgação da ciência em todos os níveis”, revelam os investigadores do MED, Esther Menéndez, Clarisse Brígido,Cláudia Vicente, Jorge Faria e Margarida Espada, coordenadores do curso.