Sessão de Divulgação do Projeto-Piloto da Medida “Gestão do Montado por resultados” no PEPAC

Nov 25, 2022Notícias

No âmbito da nova medida agro-ambiental “Gestão do Montado por Resultados” contemplada no novo PEPAC, em que o MED da Universidade de Évora é o responsável técnico-científico pela medida, será promovida uma Sessão de Divulgação do projeto-piloto, numa das áreas geográficas de implementação. A sessão irá decorrer dia 30 de novembro, pelas 17h em Montemor-o-Novo, na sede da APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo (localização).

A nova medida agro-ambiental “Gestão do Montado por Resultados” é uma medida piloto que visa a regeneração do Montado e que se aplica às áreas de Montado nos concelhos contíguos de Montemor-o-Novo, Arraiolos e Évora, e ao concelho de Mértola e freguesias limítrofes.
Esta nova medida financia resultados ambientais, e não práticas de gestão. O proprietário pode aplicar a prática de gestão que considerar mais relevante. O contrato é por 5 anos, e o pagamento é relativo às melhorias na condição do Montado e ao resultado ambiental conseguido, em cada sub-parcela candidata. Os valores são interessantes, comparados com os valores atribuídos nas medidas mais tradicionais em que se pode candidatar as áreas de Montado.