Seminário “Criar inovação em projetos multi-ator: Resultados do projeto europeu LIAISON”

Mar 21, 2022

Projeto H2020 LIAISON convida a assistir ao seminário “Criar inovação em projetos multi-ator: Resultados do projeto europeu LIAISON” que se realizará no dia 23 de março, entre as 11h e as 13h, na Sala de Conferências do Pólo da Mitra (Universidade de Évora).  O evento será também transmitido por Zoom. Inscrições necessárias através do preenchimento de formulário (aqui) até dia 22 de março – 13h.

O LIAISON tem como objetivo desbloquear o potencial de “trabalhar em parceria para a inovação” na agricultura, silvicultura e negócios rurais. Financiado pela União Europeia, o LIAISON é um consórcio que reúne desde académicos a profissionais no terreno, e do qual a Universidade de Évora é parceira, contando com a participação de investigadores do MED.

Nos últimos 4 anos, mais de 200 projetos foram analisados ​​para entender o que torna uma parceria de sucesso para a inovação.

Este consórcio tem estudado projetos multi-ator em toda Europa com o objetivo de perceber como criar inovação realmente útil e efetiva em projetos multi-ator e de inovação interativa.

Os principais resultados direcionados tanto à investigação quanto à prática já foram lançados! Estes resultados consistem numa série de “guias de instruções” para apoiar a integração de: 1) Coming together (Começar); 2) Good Planning (Boa planificação); 3) Healthy partnerships (Parcerias saudáveis); 4) Connected Partnerships (Parcerias conectadas); 5) Achieving impact (Ter impacto). Estes guias revelam-se de grande utilidade e foram criados para ajudar qualquer pessoa que esteja a tentar construir um projeto / parceria com vários atores para a inovação, com o objetivo de facilitar o processo e orientá-lo para o sucesso.

Além disso, foi ainda desenvolvido um “Manual de Avaliação de Impacto para Profissionais” contendo uma lista de ferramentas e metodologias para orientar a avaliação de impacto de qualquer projeto ou iniciativa envolvendo inovação interativa, sendo de fácil leitura e aplicação em todos os contextos.