Projeto procura soluções sustentáveis para agroindústria

Mai 24, 2020Notícias

O Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) integra o projeto S4Agro – Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial, financiando com 1 milhão de Euros para promover a Sustentabilidade ambiental, a Salvaguarda de recursos, a Segurança de processos e a Sustentabilidade económica das empresas do setor agroindustrial.

O principal objetivo do projeto é a qualificação de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do sector agroindustrial para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da Indústria 4.0 e da Economia Circular.

As empresas vão desta forma ser apoiadas ao nível de boas práticas, na escolha e utilização de embalagens primárias e secundárias mais ecológicas e sustentáveis e analisada a cibersegurança. Por outro lado, e no âmbito da Economia Circular, serão identificados os fatores críticos associados à redução e valorização de desperdícios com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais.

Por último o projeto irá divulgar e facilitar o acesso, por parte das PME’s, a processos de capacitação para a introdução de inovação nas várias áreas do projeto.

Financiado no âmbito do COMPETE 2020, o projeto S4Agro ficará sedeado no C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição que lidera este consórcio integrado, para além da UÉ, pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster).