Projeto LIFE-Relict promove uma rota para observar adelfeiras na Serra de Monchique

Jun 27, 2022Notícias

O Projeto LIFE-Relict, coordenado pela Universidade de Évora e no qual participam vários investigadores do MED, criou uma nova rota turística temática em Monchique onde os visitantes podem explorar a Rota das Adelfeiras na Foia, e observar um adelfeiral. Este é um habitat muito raro e de elevado valor para a conservação, pois é dominado por espécies relíquias da Laurissilva que aqui permanecem graças às condições microclimáticas da Serra de Monchique.

Durante o percurso, é ainda possível observar uma enorme riqueza florística, incluindo azevinhos, sobreiros, medronheiros e o raro rosmaninho-branco.

Leia a notícia na íntegra aqui, com declarações do coordenador do projeto LIFE-Relict, Carlos Pinto Gomes, professor do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e investigador do MED.

Saiba mais sobre o projeto LIFE-Relict em http://www.liferelict.ect.uevora.pt/

Exemplar de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum). Foto: projeto LIFE-Relict