Porque as aves beneficiam o homem e contribuem para o equilíbrio natural

Porco de raça alentejana no montado

Nem sempre gostamos das aves no nosso quotidiano. As aves sujam o carro estacionado debaixo de uma árvore. Os melros comem a fruta no quintal. Os pardais enchem a chaminé com palha. As andorinhas fazem o ninho junto do telhado e sujam o chão e paredes abaixo. As gaivotas roubam a comida nas esplanadas. E um dia ao sair de casa até pode ter sido alvo do excremento de um pombo.

Mas as aves fazem muito por nós. As aves contribuem para o equilíbrio natural, que é vital para a nossa qualidade de vida. Os benefícios das aves superam largamente as desvantagens. Conheça como as aves contribuem para um ambiente mais estável, saudável e equilibrado.

1. Consumo de invertebrados

Mais de metade das espécies de aves são predominantemente insetívoras e 75% consomem animais invertebrados pelo menos ocasionalmente, evitando o crescimento excessivo das populações, entre outros, de moscas, mosquitos, traças, aranhas, lagartas, formigas, térmitas e muitos outros invertebrados. Com a diminuição das aves corremos o risco de haver um aumento da quantidade de algumas espécies de invertebrados, que podem vir a constituir pragas ou aumentar o risco de transmissão de doenças.

2. Dispersão de sementes

Um número considerável de aves consome frutos. O que pode parecer um problema para a produção destes frutos, é na verdade também um importante papel das aves na dispersão de sementes. Muitas plantas produtoras de frutos estabeleceram relações com as aves, que consomem o fruto, mas não digerem a sua semente. Esta semente é depois defecada longe da planta-mãe contribuindo para a dispersão dessa espécie de planta, um processo essencial para a conservação da vegetação. Várias dessas plantas são importantes para nós, como o loureiro, os espargos e o sabugueiro.

3. Transporte de nutrientes

O transporte de nutrientes na natureza é fundamental para o equilíbrio do planeta. Sem os ciclos de nutrientes (sobretudo matéria orgânica) algumas regiões poderiam sofrer perdas de nutrientes que conduziriam a graves processos de desertificação. As aves são os organismos com maior capacidade de transporte de nutrientes no nosso planeta. Diariamente, as aves movem-se dentro dos seus territórios, por vezes vários quilómetros. Por ano, milhões de aves realizam migrações, deslocando-se centenas ou milhares de quilómetros. Estes movimentos contribuem para o transporte de nutrientes em praticamente todo o planeta, nomeadamente entre meios marinhos e ilhas, e entre cidades e zonas rurais.

4. Consumo de animais mortos

Várias espécies de aves alimentam-se de animais que encontram mortos, desde animais de grande porte até alguns de menor dimensão. Este grupo de aves inclui sobretudo abutres, milhafres, algumas águias, corvos, gralhas, pegas e gaivotas. As aves têm capacidade de rapidamente localizar e consumir estes animais mortos, reduzindo o risco de putrefação e disseminação de doenças associadas à decomposição.

5. Turismo de natureza

As aves são um dos principais fatores de interesse no turismo de natureza, existindo no mundo milhões de entusiastas da observação de aves, que sustentam uma atividade económica conciliadora da conservação da natureza e bem-estar das comunidades locais.

6. Papel das aves na cultura e educação

As aves são uma inspiração para a arte e são elementos comuns nas mais variadas culturas, da literatura à simbologia. Elas contribuem para a sensação de amenidade e bem-estar proporcionado pelo usufruto da natureza e são uma das ferramentas mais apelativas para a educação e formação ambiental.

7. Poderá também ter interesse em:

Partilhe este artigo

Por:

Rui Lourenço

Investigador MED | LabOr – Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora
06 de abril, 2023

BLOG – Ciência na Sociedade

Receba diretamente no seu email os novos conteúdos do BLOG – Ciência na Sociedade.

Partilhe o Blog e se tiver sugestões para novos temas envie mensagem para udit_med@uevora.pt.