Participação MED no Dia de Campo InovMilho2025
O MED participou no Dia de Campo InovMilho 2025, um dos eventos de referência nacional para a cultura do milho. O evento foi promovido pela ANPROMIS, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP) e a Camara Municipal de Coruche.
O nosso investigador José Rafael Marques da Silva (MED-Universidade de Évora) apresentou a comunicação “Pegada(s): Motor de inovação da produção – Projeto 4.0“, destacando a importância da transição para sistemas agrícolas mais eficientes e resilientes.
Como referiu, “a transição para uma agricultura resiliente e com pegadas reduzidas por unidade de alimento produzido já é um requisito comercial e consolidar-se-á como uma nova cultura de produção, tendo como pilares a eficiência, a diversidade, a inovação/ciência, a cooperação e o respeito pelos ciclos naturais. Tudo isto como forma de reduzir os riscos financeiros (ex. fogo, pragas, doenças, clima…), bem como, os riscos ambientais (ex. degradação do solo, água, fauna, flora, paisagem, biodiversidade)”.
Este encontro juntou agricultores, investigadores e empresas para discutir os principais desafios e oportunidades na cultura do milho em Portugal, promovendo a colaboração entre ciência, tecnologia e setor produtivo.