Formação e Demonstração: A Importância do Solo na Gestão Sustentável do Montado

No dia 21 de novembro, o MED, representado pelos seus investigadores do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e da Universidade de Évora, em colaboração com o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA) e com o Montado Living Lab, englobado  no projeto BioAlenTec, irá promover uma sessão dedicada à monitorização e qualidade do solo do montado, com momentos de formação teórica e uma componente prática de campo. O Montado Living Lab, uma iniciativa do Laboratório Associado CHANGE, coordenado pela Universidade de Évora, tem vindo a organizar diversas formações destinadas a agricultores, técnicos, gestores e outros interessados na gestão sustentável dos sistemas de montado. Esta formação, centrada na importância do solo para a gestão sustentável do montado, representa igualmente a segunda edição de uma anterior formação do Montado Living Lab dedicada à monitorização e às técnicas de amostragem de solo.

Sessão Teórica:
Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA), Serpa
  • Conceitos básicos de monitorização do solo – objetivos, métodos e boas práticas de amostragem.
  • Indicadores de qualidade do solo – interpretação de características físicas, químicas e relatórios de análise.
  • Ciclo de nutrientes e fertilidade – papel do carbono e influência do pH nos micronutrientes.

Sessão Prática:
Herdade da Abóboda Vila Nova de São Bento (37°56’46.2″N 7°26’08.9″W)
A sessão termina com uma atividade prática no campo, com visita à População de Sobreiros F1 e demonstração da recolha de amostras de solo, permitindo aos participantes aplicar na prática os conceitos apresentados.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas! Inscreva-se através do link: https://forms.gle/U3UrsfeMeJ4QmhF9A