MED – UÉvora é parceiro em projeto Horizonte Europa sobre restauro de zonas húmidas terrestres

Jan 12, 2022Notícias

O projeto Horizonte Europa REWET – REstoration of WETlands to minimise emissions and maximise carbon uptake: a strategy for long term climate mitigation – foi recentemente aprovado pela Comissão Europeia e conta com a Universidade de Évora como parceira. A equipa da Universidade de Évora é liderada por Ana Mendes, Investigadora do MED – UÉvora, com a participação de João Eduardo Rabaça, Investigador do MED e Docente na Universidade de Évora, e Sergio Alegre Prats, Investigador do MED – UÉvora.

O REWET é liderado pela empresa IDENER e conta com o envolvimento de 19 parceiros Europeus de Espanha, França, Holanda, Austria, Filândia, Estónia, Bélgica, Itália, Dinamarca e Portugal, entre os quais se destacam: Wetlands International, UNESCO, Stichting Wageningen Research e BOKU.

Este projeto tem como objetivo facilitar o restauro e a conservação sustentável de zonas húmidas terrestres, como zonas húmidas de água doce, turfeiras e planícies aluviais. Para alcançar os seus objetivos, o Projeto REWET pretende criar sete Laboratórios Abertos (Open Labs) cobrindo uma grande variedade de condições locais, características geográficas, estruturas de governança e configurações sociais/culturais para compreender o complexo zonas húmidas-carbono-clima e fornecer um plano possível de replicação para impulsionar a restauração bem sucedida de zonas húmidas internacionalmente.

Em Portugal, o Open Lab envolve o Município de Alpiarça e a criação da Reserva Natural de âmbito local do Paul da Gouxa. Este Paul é uma rara turfeira de baixa altitude onde a turfa chega a atingir uma profundidade de cerca de 9 metros (o que corresponde a acumulação de Carbono durante cerca de 9000 anos). A Universidade de Évora tem dado suporte à submissão da candidatura a Reserva Natural. No decorrer do projeto é expectável que se desenvolva o plano de ordenamento da reserva e se desenvolvam uma série de ações de restauro, capacitação e educação ambiental.

O consórcio REWET é uma parceria transdisciplinar entre investigadores, empresas (PMEs), entidades sem fins lucrativos, parceiros locais e regionais localizados em diversas reservas naturais de importância internacional e uma organização internacional, dedicada a comunicar e replicar os resultados desejados do projeto noutras geografias.