MED-UÉvora acolheu a primeira reunião presencial do projeto Montados net zero financiado pelo PRR

Jul 21, 2023Notícias

O recente aprovado projeto Montados net zero – Redes de inovação para aumentar a resiliência e progredir para a neutralidade carbónica nos espaços rurais do Sul reuniu pela primeira vez presencialmente no passado dia 12 de julho, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora.

Este projeto financiado pelo PRR – Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria é liderado pela Universidade de Évora, através de investigadores do MED, e tem como parceiros o CENSE da FCT Nova; o cE3c – FCUL; 3 PME Unidades de Produção do Montado (Ovicharol Lda.; Herdade Coelheiros; Soc. Vargas Madeira, Lda), 1 PME Tecnológica (ImpactWave Lda.); o Centro de Competência Pastoreio Extensivo – representado pela ADPM e a AFLOSOR – Associação Produtores Florestais de Ponte de Sor. E tem como principais objetivos: 1) Criar redes de inovação e de criatividade – através do lançamento do laboratório vivo do Montado; 2) Aumentar e valorizar o papel do Montado na transição climática; 3) Contribuir para a digitalização para a inovação – avaliando e monitorizando trajetórias para a sustentabilidade e multifuncionalidade; e 4) Avaliar a economia da multifuncionalidade do Montado.

A equipa do projeto já havia reunido pela primeira vez, em modo online, em maio, reunião esta que marcou o arranque do projeto. Na primeira reunião realizada presencialmente foi possível fazer o lançamento das atividades, discutir e planificar as tarefas iniciais. A apresentação do projeto e das suas tarefas, bem como a sua integração na estratégia do MED para as áreas agro-silvo-pastoris, ficaram a cargo de Teresa Pinto-Correia, professora catedrática do Departamento de Ordenamento e Paisagem da Universidade de Évora, e investigadora do MED responsável pelo projeto, e de Tiago Marques, investigador MED associado à linha temática Sistemas agro-silvo-pastoris.

Os parceiros do projeto tiveram igualmente oportunidade de discutir o seu envolvimento no Montados net Zero e integrar as suas sugestões para os objetivos do mesmo. Esta sessão contou ainda com a apresentação dos procedimentos de gestão do Programa PRR pelo Técnico António Gato da Divisão de Gestão de Projetos da Universidade de Évora. Na parte final da reunião foram apresentados o modelo de governança desta parceria e as metas a atingir para aumentar o impacto do projeto.