MED às 4as – Mesas Redondas | 2 FEV “Food for the future”

Jan 27, 2022Notícias

Em 2022 o MED às 4as chega com um novo formato de Mesas Redondas, que será intercalado com o já antigo formato de apresentações com orador convidado.

Neste novo formato, em cada sessão será debatido um tema atual e fraturante dentro dos temas de investigação do MED.

A discussão será centrada num conjunto de investigadores pró-ativos que trabalham ou têm interesse na temática da sessão. Neste espaço poderão partilhar ideias, falar da sua investigação, discutir abertamente e construir novas parcerias e projetos. Os participantes terão igualmente oportunidade de intervir e contribuir para a discussão.

No próximo dia 2 de fevereiro, pelas 14h, será realizado o primeiro encontro neste formato, com o tema Food for the future“, em que se discutirá a produção alimentar e os produtos emergentes no Mediterrâneo face às alterações climáticas, as tecnologias de produção, a sua sustentabilidade económica e ambiental.

Nos últimos anos, a agricultura na zona do Mediterrâneo tem assistido a um crescente investimento na produção alimentar (olival intensivo, pomares de amendoeiras e abacateiros), impulsionado pela crescente disponibilidade de água das albufeiras e canais que fornecem as condições necessárias para tais plantações. No entanto, na emergência das mudanças climáticas, à medida que a água se torna mais escassa e as condições mais severas, serão as práticas atuais economicamente sustentáveis ​​a longo prazo? Quais as tecnologias de produção que podem ser exploradas para compensar a escassez de água? Quais serão os próximos produtos emergentes que garantem alta rentabilidade, respeitando a sustentabilidade ambiental? Estas e outras perguntas serão o mote para esta discussão. Se estes temas têm o seu interesse, não deixe de participar!

Investigadores principais desta sessão:

• Teresa Pinto Correia (Diretora do MED, Geógrafa, Professora do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento na Universidade de Évora);
  • Gottlieb Basch (Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Solo, Água e Clima”, Engenheiro Agrónomo, Professor do Departamento de Fitotecnia, na Universidade de Évora);
  • Maria João Lança (Coordenadora do Grupo de Investigação do MED “Ciência e Tecnologia dos Alimentos”, Bióloga, Professora no Departamento de Zootecnia na Universidade de Évora);
  • António Bento Dias (Coordenador da Linha Temática do MED “Olival e Azeite”, Engenheiro Zootécnico, Professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora);
  • Elsa Lamy (Investigadora no Grupo de Investigação do MED “Biociência Animal”, Engenheira Zootécnica, Representante da Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM) na Universidade de Évora);
  • Jose Herrera (Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Biodiversidade e Alterações Climáticas”, Biólogo).

Estas sessões decorrem presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, mas pode assistir também online, por Zoom (Link aqui).