MED às 4as – Mesa Redonda “Efficient use of water in agriculture and future challenges”

Mai 2, 2022

O MED volta a debater questões relacionadas com a produção alimentar numa Mesa Redonda, no âmbito da iniciativa MED às 4as. Desta vez, o tema em discussão irá centrar-se no uso eficiente da água na agricultura e desafios futuros, e terá lugar dia 4 de maio.

A sustentabilidade do setor agro-alimentar está bem patente nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente através da estratégia Farm to Fork assim como nos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU nos quais se ambiciona um aumento da produção agrícola aliado a um uso eficiente dos recursos.

Como consequência dos impactos das alterações climáticas prevê-se uma maior incidência de eventos extremos, como secas, onde a disponibilidade de água se assumirá como um dos fatores mais limitantes para a sociedade, seja para o setor agro-pecuário, o qual, em Portugal, utiliza cerca de 75% da água, seja para o consumo das populações, ou para produção energética num contexto de crescente procura de energias alternativas e a independência de combustíveis fósseis.

É por isso essencial uma gestão hídrica consonante com as necessidades futuras de armazenamento e utilização eficiente da água, apostando na melhoria da gestão dos sistemas de captação e armazenamento, de distribuição, e num uso mais racional e eficiente da água no sector agro-pecuário.

Que medidas devem ser tomadas e que opções devem ser discutidas para fazer face à crescente imprevisibilidade da disponibilidade de água para garantir o abastecimento aos diferentes utilizadores? Que estratégias devem ser desenvolvidas para maximizar a eficiência do uso da água na agricultura? Estas serão algumas das questões que darão o mote para esta discussão que terá como convidados o Engenheiro José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., e os Professores e Investigadores Gottlieb Basch (MED – UÉvora; Departamento de Fitotecnia da UÉ), José Rafael da Silva (MED – UÉvora; Departamento de Engenharia Rural) e Ricardo Serralheiro (MED-UÉvora; Professor Aposentado do Departamento de Fitotecnia).

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível de assistir online, por Zoom (Link aqui).