MED às 4as – Mesa Redonda | 2 MAR “Food for the future – Biodiversity”

Fev 28, 2022Notícias

No próximo MED às 4as, a 2 de março, o MED volta a juntar investigadores numa Mesa Redonda para debater questões relacionadas com a produção alimentar. Desta vez o foco do debate será nas questões relacionadas com a intensificação da agricultura no Mediterrâneo e a perda de biodiversidade e dos serviços de ecossistemas.

Nas últimas décadas, a agricultura na zona do Mediterrâneo tem assistido a uma crescente intensificação e especialização dos sistemas de produção. No Sul de Portugal, olivais, amendoais e outras culturas permanentes de regadio espalharam-se rapidamente em parcelas de grandes dimensões que resultaram na perda e fragmentação do habitat. O aumento destes sistemas de produção sob irrigação tem posto em causa ecossistemas e espécies, já em declínio e ameaçados pelas alterações climáticas, repercutindo-se no aprovisionamento de serviços de ecossistemas. Deverão as culturas mais intensivas ser legalmente restringidas ou poder-se-á incentivar o restauro de áreas degradadas como medida compensatória? Será que os interesses económicos podem ser compatíveis com os ecológicos, mesmo com o agravamento de eventos climáticos extremos? Estas e outras questões serão endereçadas neste debate.

Intervenientes principais desta sessão:

• Ana Alexandre (Investigadora do MED e Professora no Departamento de Biologia da Universidade de Évora);
  • António Mira (Investigador do MED e Professor no Departamento de Biologia da Universidade de Évora);
  • Carlos Alexandre (Investigador do MED e Professor no Departamento de Geociências da Universidade de Évora, Coordenador-adjunto do Grupo de Investigação do MED “Solo, Água e Clima”);
  • Carlos Marques (Investigador do MED, Professor no Departamento de Gestão da Universidade de Évora);
  • Diogo Alagador (Investigador do MED, Coordenador da Linha Temática do MED “Biodiversidade e Funcionalidade dos Ecossistemas”);
  • José Muñoz-Rojas (Investigador do MED, Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Dinâmica e Gestão da Paisagem”).

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível de assistir online, por Zoom (Link aqui).