MED às 4as | 3 dezembro
No dia 3 de dezembro, pelas 14h, realiza-se mais uma sessão do “MED às 4as”, as conversas com ciência e café promovidas pelo MED.
Nesta sessão as oradoras convidadas serão:
- Joana Amaro Ribeiro, estudante de doutoramento no MED (Grupo Proteção de Plantas, Genética e Biotecnologia), que apresentará resultados do projeto exploratório “CRISPR/Cas13: uma nova estratégia para o controlo do Tomato brown rugose fruit virus (TBRFV)”, financiado pelo MED.
- María Pérez Jímenez, investigadora integrada no MED (Grupo Ciência e Tecnologia dos Alimentos), que apresentará resultados da sua investigação sobre o papel da saliva na perceção do aroma dos alimentos.
Junte-se a nós na Sala de Conferências do Polo da Mitra, na Universidade de Évora ou online (Link de acesso AQUI).
CRISPR/Cas13: uma nova estratégia para o controlo do Tomato brown rugose fruit vírus
Oradora: Joana Amaro Ribeiro
O Tomato brown rugose fruit virus (TBRFV) é um vírus responsável por graves quebras de produção e consequências económicas na cultura do tomate em todo o mundo. Os meios de combate existentes são essencialmente preventivos e a sua dispersão tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. O projeto “CRISPR/Cas13: uma nova estratégia para o controlo do Tomato brown rugose fruit vírus” pretende desenvolver plantas de tomate resistentes ao TBRFV, utilizando uma estratégia baseada num mecanismo de defesa natural encontrado em bactérias: os Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats (CRISPR) e as proteínas associadas a CRISPR (Cas). Assim, será desenvolvido um sistema CRISPR/Cas13d específico para introdução em plantas, conferindo-lhes resistência ao TBRFV. Este método permitirá uma resposta rápida para o controlo deste vírus emergente e altamente destrutivo do tomateiro, contribuindo igualmente para uma proteção das culturas mais sustentável.
O papel da saliva na perceção do aroma: do vinho a hábitos alimentares e estilos de vida
Oradora: María Pérez Jiménez
A perceção do aroma dos alimentos resulta de uma interação complexa entre a matriz alimentar e os constituintes da saliva humana, desempenhando esta um papel determinante na forma como os compostos voláteis são libertados e detetados. Nesta apresentação, María Pérez Jímenez aborda este tema a partir de estudos realizados com vinho, analisando de que modo a composição da saliva pode modificar a libertação de compostos aromáticos e, consequentemente, a experiência sensorial. A investigação avança depois para uma caracterização aprofundada das proteínas salivares e da sensibilidade gustativa em crianças, integrando ainda os seus hábitos e estilos de vida. Este conhecimento pretende apoiar o desenvolvimento de intervenções mais eficazes na promoção de escolhas alimentares saudáveis.