MED às 4as | 15 DEZ | Agroecologia e Keyline – Projeto ECOMONTADO XXI

Dez 8, 2021Notícias

A agroecologia e o sistema de keyline aplicados ao Montado serão o tema da próxima sessão do MED às 4as que se realiza no dia 15 de dezembro, das 14h às 15h, presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra, na Universidade de Évora e virtualmente, por Zoom (link aqui).

Os oradores convidados desta sessão são Jesus Ruíz Gámez, consultor na empresa Línea Clave e Alfredo Sendim, proprietário da Herdade do Freixo do Meio, coordenador do Grupo Operacional ECOMONTADO XXI – A Agroecologia aplicada ao design do Montado novo, do qual o MED – UÉvora é parceiro.

Jesus Gámez falará sobre a implementação do sistema Keyline, uma prática desenvolvida nos anos 50 por Percival Alfred Yeomans, um engenheiro de minas australiano, com o objetivo de reabilitar solos agrícolas degradados. Esta prática combina a captação e conservação da água com técnicas de regeneração do solo.

Alfredo Sendim apresentará os constrangimentos e ensinamentos da implementação deste projeto na Herdade do Freixo do Meio.

Esta sessão será seguida da apresentação dos resultados da monitorização do projeto ECOMONTADO XXI por Ana Fonseca, Investigadora do MED-UÉvora, e pelo lançamento do manual do projeto por Margarida Gaspar, da APFC – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, parceiros do projeto. As duas sessões constituem assim o Seminário Final do Projeto ECOMONTADO XXI.

O Grupo Operacional ECOMONTADO XXI surgiu com a necessidade de dar resposta aos problemas identificados pelos agricultores ligados à perda de matéria orgânica do solo, associada aos períodos de seca e temperaturas mais elevadas cada vez mais frequentes, tornando os solos mais propensos à erosão. A perda de fertilidade do solo, torna o sistema mais vulnerável à seca e menos capaz de suportar o estabelecimento de novas árvores. Através de conceitos de agroecologia e do sistema Keyline, o projeto ECOMONTADO XXI estudou a implementação de uma nova prática de gestão florestal para restaurar a vitalidade e produtividade do sistema do Montado.

O Projeto é coordenado pela Herdade do Freixo do Meio em parceria com a Universidade de Évora, a Herdade da Machoqueira do Grou e a Associação de Produtores Florestais de Coruche e Limítrofes. O ECOMONTADO XXI é um projeto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.