María Pérez do MED-UÉvora vence bolsa de pós-doutoramento ERA-Fellowship

Abr 19, 2024Notícias

María Pérez, doutorada em Ciência dos Alimentos em 2022 pela Universidade Autónoma de Madrid, é investigadora do MED na Universidade de Évora desde abril de 2023. No mesmo ano, María Pérez concorreu ao competitivo financiamento de bolsas de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA), tendo em fevereiro de 2024 recebido a notícia de que havia sido selecionada para uma bolsa ERA-Fellowship.

Ao longo da sua formação académica María Pérez tem-se dedicado ao estudo do comportamento de libertação de compostos aromáticos na boca durante o consumo de alimentos. Em Évora tem desenvolvido investigação ligada a um projeto na área da prevenção da obesidade através de uma abordagem multidisciplinar, combinando intervenções centradas na dieta, atividade física e aspetos psico-emocionais.

“Changes in salivary proteome and flavour perception induced by a physical activity program in overweight and obese children” [Alterações no proteoma salivar e na perceção do sabor induzidas por um programa de atividade física em crianças com excesso de peso e obesas] é o tema que a investigadora se propõe a abordar durante os dois anos de duração desta bolsa.

Questionada sobre a importância da sua investigação, María Pérez explica que “Uma das maiores preocupações da atualidade são os hábitos alimentares, uma vez que podem estar simultaneamente relacionados com a crescente carga de doenças crónicas (por exemplo, a obesidade) e com a saúde ambiental, refletida nas alterações climáticas. No caso do excesso de peso e a obesidade estão a crescer a um ritmo alarmante em todo o mundo, afetando 1/3 das crianças na região europeia da OMS. Este facto é preocupante, uma vez que uma criança com excesso de peso tem uma elevada probabilidade de se tornar um adulto obeso. Apesar da relação entre a obesidade e os hábitos de consumo alimentar, ainda não se sabe como é que as preferências alimentares podem determinar os padrões de alimentação. Nos últimos anos, surgiram evidências sobre a participação do proteoma salivar na perceção oral dos alimentos, uma vez que as proteínas salivares podem interagir com moléculas de sabor. E é isso que pretendo investigar, compreender o papel do proteoma salivar na perceção oral”.

O objetivo deste estudo passa assim por desvendar a composição das proteínas da saliva e como estas podem contribuir para a perceção do sabor, afetando potencialmente as escolhas alimentares, e se este impacto pode variar dependendo do peso corporal e do estilo de vida. O grupo-alvo deste estudo serão as crianças, uma vez que são um grupo de risco da população para desenvolver obesidade.

Os trabalhos vão decorrer no Laboratório de Biologia Oral e Proteómica Salivar do MED na Universidade de Évora, sob a supervisão de Elsa Lamy, investigadora do MED e responsável deste laboratório, e a colaboração de Armando Raimundo, professor do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora e investigador do CHRC (Comprehensive Health Research Centre).

As ERA Fellowships ao abrigo do programa MSCA Postdoctoral Fellowships financiado pela União Europeia, têm como objetivo apoiar as carreiras dos investigadores e promover a excelência na investigação. Destinam-se apenas a investigadores cuja instituição de acolhimento pertença aos “Widening Countries” (países com baixa taxa de aprovação em projetos FP7 e H2020), como é o caso de Portugal. Em 2023, a European Research Executive Agency (REA) recebeu 8.039 candidaturas para ao programa MSCA, tendo 15,8% sido selecionadas para financiamento.